Aponta o jornalista Mark Gurman da agência Boomberg que a Apple deve aumentar as áreas e setores do iPhone e iPad em que a sua publicidade pode estar presente. Isto é, a promoção dos próprios serviços disponibilizados pela gigante de Cupertino, bem como possíveis produtos do seu ecossistema.
Ainda que não esteja em causa a publicidade descarada a aplicações, serviços e produtos de terceiros. Algo que, amiúde ainda se encontra na MIUI da Xiaomi, por exemplo, a medida pode igualmente ser mal recebida no universo Apple. Espera-se, claro, que esta implementação seja mais orgânica, pausada e refletida, mas pode ser uma realidade no iOS 16 e iPadOS 16.
Qual a dose ideal de publicidade no sistema operativo? Nenhuma, pois claro!
A Apple aparenta estar convencida da necessidade de apresentar mais publicidade em novos locais dentro do iPhone e respetivo iOS, bem como do iPad e respetivo iPadOS. Ainda que não seja conhecida a efetiva implementação desta publicidade orgânica a ser introduzida nos produtos Apple, certo é que tal já não é apenas uma possibilidade, mas sim um curso de ação quase inevitável.
Segundo explica Mark Gurman da agência Boomberg o utilizador pode decidir quais as aplicações que fazem rastreio dos seus movimentos e hábitos de utilização. Uma etapa fulcral para o negócio da publicidade.
Aliás, sendo esta a informação essencial (data) que permite escolher quais é que são os anúncios relevantes para uma determinada pessoa / consumidor.
Porém, com as recentes etiquetas de privacidade e todo o controlo entregue ao utilizador, o modelo de negócio até então utilizado pelas empresas de referência no setor terá necessariamente que mudar. Isto porque, com menos dados recolhidos sobre o utilizador, a publicidade apresenta fica essencialmente à deriva sem saber o que se adequa a cada perfil de consumidor.
Publicidade no Apple Mapas, Podcasts e Livros no iOS 16 e iPadOS 16
Não sendo conhecido o novo modelo de apresentação de publicidade e respetiva rentabilização no ecossistema Apple, sabemos apenas que algo de novo está em preparação. Porém, a fonte supracitada parece convencida de que em breve teremos um novo formato de publicidade a ser apresentada em áreas nevrálgicas do sistema como o Mapas, Podcasts e Livros, por exemplo.
As empresas poderão assim pagar para ver os seus anúncios apresentados em aplicações de sistema do iOS e iPadOS. Esta publicidade poderá ser apresentada no seu Maps quando, por exemplo, um utilizador pesquisa por um restaurante, ou lojas próximas da sua localização. É, para já, uma possibilidade, mas francamente plausível.
Por fim, note-se que há uma forte perceção de que tal implementação não se limitará ao Apple Mapas. Gradualmente, este mesmo esquema de apresentação de publicidade poderá crescer no seio da Apple. Aí, o anunciante que pagar mais poderá permitir que os editores coloquem anúncios dentro de uma área em destaque de cada app no iOS e iPadOS, por exemplo.
Apple TV+ é outra das áreas onde nova publicidade poderá ser apresentada
O serviço de filmes e séries online mediante subscrição da Apple é outro dos fortes candidatos a nova montra de publicidade. Com efeito, muito à semelhança do que será aplicado na Netflix e Disney+, também aí poderemos ver novos anúncios.
Por fim, tudo aponta para que a Apple também aproveita a sua App Store para servir de "montra" a novas formas de publicidade. Mais uma vez, de momento não dispomos dos contornos exatos, mas parece inevitável uma escalada de publicidade no ecossistema Apple.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi disponibiliza Android 13 (beta) para estes smartphones
- Android 13 é oficial! Eis as novidades do sistema operativo da Google
- OPPO prepara estes novos smartphones dobráveis para o mercado global