Dois eventos anuais para o iPhone
Se no ano passado, recebemos todas as novidades do iPhone 17 em meados de setembro, como habitualmente, para o próximo ano, tudo vai mudar. Alguns rumores já tinham avançado que a Apple podia mudar a estratégia de lançamentos e agora Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, vem confirmar essa informação.
Já a partir do próximo ano, a Apple vai passar a fazer dois eventos anuais para o lançamento dos vários modelos do iPhone. Os modelos Pro e Pro Max continuam a ser lançados em setembro de cada ano, mas os modelos base e iPhone Air passam a ser lançados na primavera.
A confirmar-se, em 2026, ainda teremos só um evento em setembro para o lançamento do iPhone 18 Pro e iPhone 18 Pro Max. Na primavera de 2027, teremos então o iPhone 18, o iPhone 18e e o iPhone Air 2. E ainda em 2028, teremos o iPhone 20 Pro e 20 Pro Max em setembro.
Recorde-se que a Apple pode saltar uma geração no iPhone para fazer coincidir o vigésimo aniversário do seu smartphone icónico com o número de série do novo telefone.
As boas notícias é que em setembro de 2026, a Apple pode também lançar o seu primeiro smartphone dobrável. Pelo tempo que demorou a entrar neste segmento de mercado, é expetável que todas as atenções se concentrem neste modelo Apple.
Alteração do cronograma está relacionada com a concorrência
Os mesmos rumores avançam com a razão para esta alteração. Dizem as fontes que tudo está relacionado com a concorrência e que a Apple quer desafiar a Google e a Samsung, aproximando os seus lançamentos dos lançamentos dos concorrentes.
Olhemos então para o calendário de apresentações para percebermos a estratégia da Apple. A Samsung lança a série Galaxy S em janeiro e a Google antecipou o lançamento dos seus Pixel para agosto, sendo que os modelos acessíveis Pixel a chegam no primeiro trimestre do ano.
Com um lançamento na primavera, a Apple conseguia rivalizar diretamente com ambos. Tudo porque apenas dá dois a três meses para a Samsung estar sozinha no mercado com a série Galaxy S e consegue lançar os seus modelos mais acessíveis quase em simultâneo com a Google.
Por outro lado, em setembro, depois de a Google e Samsung já terem lançado os seus topos de gama, a Apple consegue ter novidades Pro “fresquinhas” para os utilizadores.
Mais: a confirmar-se o lançamento de um novo dobrável, a Apple consegue também desafiar a Samsung apenas um mês ou dois depois da gigante sul-coreana lançar as suas novidades dobráveis – recorde-se que os novos Galaxy Fold e Galaxy Flip são lançados entre julho e agosto de cada ano.

