Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple prepara 36 novos emoji e pagamentos com máscara no iOS 15.4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple já disponibilizou as atualizações iOS 15.3 e iPadOS 15.3 para o público geral dando início também a um novo ciclo de compilações beta. Com efeito, temos agora as versões de teste do iOS 15.4 e iPadOS 15.4 disponíveis para o público.

Entre as novidades da versão de teste temos a possibilidade de fazer pagamentos com máscara de proteção com reconhecimento e autenticação pelo sistema FaceID. Além disso, temos também um rol 36 novos emoji incluindo um homem grávido, entre outros.

Já podem testar o iOS 15.4 no iPhone e o iPadOS 15.4 no iPad

Os novos emojis vêm acrescentar formas de expressão através das imagens, podendo ser usados em diversos contextos a partir do iPhone e do iPad. São mais de 30 novas carinhas e símbolos que passamos a poder usar com a chegada do iOS 15.4.

Temos também a possibilidade de adicionar palavras-passe do iCloud Keychain às nossas notas. Desse modo, temos uma mesma implementação no ecossistema Apple tal como nas soluções de terceiros.

Segue-se também o tvOS 15.4 entre as novidades mais discretas. Com efeito, para esta plataforma passa a ser possível usar o iPhone para encontrar redes Wi-Fi adstritas à Apple TV. Isto será particularmente útil em hotéis e edifícios de escritórios.

Pagamentos com FaceID e máscara de proteção no iOS 15.4

Esta é possivelmente a maior novidade do iOS 15.4, vindo permitir aos utilizadores fazer pagamentos através do telefone com autenticação via FaceID, mesmo ao usar máscara. Recordamos que já no ano passado a Apple lançara o suporte para desbloquear o iPhone com Apple Watch quando o utilizador estivesse a usar máscara.

Agora, contudo, o iOS 15.4 traz este recurso para um novo nível de acessibilidade. Note-se, porém, que o utilizador terá que configurar este novo serviço em primeiro lugar. Posteriormente, o sistema reconhecerá o rosto do utilizador, mesmo com máscara (ou óculos), de forma mais precisa.

Durante a configuração o sistema dará alguns conselhos ao utilizador, concentrando-se, por exemplo, na área em redor dos olhos para obter mais pontos de autenticação. Note-se, porém, que este recurso só ficará disponível nas gerações iPhone 12 ou iPhone 13.

O Controlo Universal chegou com o iOS 15.4

O recurso foi apresentado e prometido há vários meses pela Apple. Assim, chega finalmente aos iPhone e iPad eleitos para esta atualização também em Portugal.

Esta função permite ao utilizador controlar o seu computador Mac e tablet iPad através do mesmo rato e teclado, ou trackpad. É um poderoso recurso de acessibilidade, disponível após a ativação nas versões beta mais recentes como a iPadOS 15.4 e o macOS Monterey 12.3.

Temos ainda novidades também para o Apple Card com um novo widget capaz de mostrar o saldo do cartão. Desse modo, com um rápido olhar podemos ver o estado atual do mesmo. Existem também melhorias para os AirPods e respetiva qualidade de áudio durante uma chamada telefónica.

Por fim, para os utilizadores na Europa temos outro bom trunfo com o iOS 15.4. Com efeito, passa a ser possível adicionar o certificado digital de COVID à aplicação Saúde e Carteira.

Desse modo, a documentação ficará reunida nestes dois locais para acesso mais rápido e versátil.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple tem boas notícias para os fãs do seu ecrã ProMotion a 120 Hz
  • Apple tem nova fonte de rendimentos capaz de superar o iPhone
  • Apple tem mais de 1,8 mil milhões de dispositivos ativos e promete surpreender em 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.