Quando me deparei com esta informação não pude de deixar de pensar no que se sucedeu com a Google e os seus Google Glass. Inicialmente era de facto um projeto muito interessante mas que por as mais variadas razões acabou por não surtir o efeito que se esperaria no mercado. Tendo isto por base, porque razão irá a Apple ingressar por um caminho que se adivinha complicado?
Vê também: iPhone 7 causa queimaduras de segundo grau numa grávida
Em todo o caso, estamos a falar da Apple e todos sabemos que a Apple consegue mandar para o mercado novas tecnologias. Ainda assim acredito que o desenvolvimento dos Smart Glasses da Apple sejam olhados com uma enorme cautela já desde o dia de hoje.
A Bloomberg avança hoje que a Apple estará já em fase de contactos com empresas desenvolvedoras de ecrãs para visão ao perto, indicando assim que uns Smart Glasses possam ser a próxima grande aposta da marca Americana no mercado dos wearables.
Aquilo que se equaciona para este novo gadget é que o mesmo consiga conectar-se com qualquer iPhone e desta forma passar informações para os mesmos tal qual é capaz de fazer com o Apple Watch. Ou seja, passarias a tomar conhecimento de todas as tuas notificações diretamente ao alcance dos teus olhos.
Outro pormenor interessante é a possibilidade de os Smart Glasses da Apple virem com suporte à Realidade Aumentada, algo que podes, por exemplo, encontrar nos HoloLens da Microsoft. Com o recurso a comandos de voz, poderás fazer chamadas telefónicas diretamente dos teus Smart Glasses, bem como consultar a previsão meteorológica ou ver vídeos e fotos.
Isto vem de novo levantar questões de privacidade que, aliás, foi um dos factores que ditou o destino bem conhecido dos Google Glass. Já no passado Tim Cook, CEO da Apple, havia demonstrado o seu interesse na Realidade Aumentada e este poderá ser então o passo dado pela empresa que comanda nesse sentido.
Se todo de desenvolvimento deste novo gadget correr dentro do esperado, estes Smart Glasses da Apple poderão ver a luz do dia algures no decorrer do ano de 2018. Será interessante acompanhar o desenvolvimento deste assunto e ver se a Apple será capaz de triunfar num segmento no qual a Google não se saiu tão bem.
Talvez queiras ver: