Apple poderá apresentar um novo sistema operativo na WWDC

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Será na próxima semana que arrancará a edição deste ano da conferência WWDC. Esta é a ocasião predileta para a Apple apresentar as novidades de todos os seus sistemas operativos, mas a edição deste ano poderá reservar algumas surpresas.

Depois dos rumores da apresentação de algum hardware no evento, agora surge a possibilidade da apresentação de um novo sistema operativo. Um que deverá ser denominado homeOS.

homeOS pode ser o novo sistema operativo da Apple para gadgets

A referência a este sistema operativo surgiu num anúncio de emprego para um engenheiro sénior de software. Este irá integrar a equipa ligada ao Apple Music, um dos serviços mais importantes da Apple atualmente.

É no contexto dessa importância que surge a referência ao homeOS, pois o novo engenheiro de software da Apple teria de colaborar com as restantes equipas de software da empresa. Entretanto, a referência a este misterioso sistema operativo foi removida e substituída pelo tvOS.

Por enquanto, não temos mais detalhes acerca do homeOS. Contudo, a sua nomenclatura serve como forte indicador de que este possa estar ligado ao portefólio de produtos IoT da Apple.

Recentemente ficamos a conhecer uma proposta similar pela mão da Huawei. O HarmonyOS apresenta-se como um sistema operativo universal, pronto para vigorar numa miríade de produtos e este poderá ser o caminho a seguir pela Apple com o homeOS.

Note-se que o tvOS corre nos dispositivos Apple TV, bem como nos HomePod. Portanto, o facto de a Apple ter usado este software para tentar esconder novamente o homeOS poderá indicar de que o último venha como substituto do tvOS.

Relativamente ao timing da sua apresentação, nada melhor que a edição deste ano da WWDC para fazer o anúncio. Até agora nada se sabia acerca deste novo sistema operativo e isso não é estranho ao secretismo que habitualmente envolve o novo software da empresa americana.

Certo é que na WWDC serão apresentadas as novas versões do iOS, iPadOS, watchOS, macOS e tvOS. Portanto, na próxima segunda-feira não falarão novidades para alegrar os fãs do ecossistema Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: WWDC pode trazer duas grandes surpresas
  • Homem pesca iPhone 12 Pro graças ao sistema MagSafe da Apple
  • Apple: como agradar aos fãs e fintar o Android com o iPhone 13
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.