As autoridades estaduais brasileiras parecem estar descontentes com a política da Apple de não incluir um carregador na caixa dos seus smartphones, e podem mesmo avançar com uma queixa contra a gigante de Cupertino que pode resultar numa multa avultada.
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) afirma ter contactado a Apple em outubro passado, manifestando o seu desagrado contra o pressuposto de que um comprador de iPhone já terá um carregador na sua posse, e que a não inclusão de um novo ajudaria a reduzir as emissões de carbono e o recurso a materiais preciosos.
Adaptador de corrente é essencial para a utilização do smartphone
Através de um comunicado de imprensa, a Procon-SP considera que o adaptador de corrente é um acessório vital para a utilização de um smartphone, sendo que a sua omissão na caixa viola o Código de Defesa do Consumidor do Brasil.
Existe ainda o receio de que a companhia liderada por Tim Cook possa recusar uma eventual reparação de um terminal que tenha sido usado com um carregador antigo, mesmo durante o período de garantia.
A agência estadual vai ainda mais longe e acusa a Apple de não demonstrar de forma cabal os benefícios ambientais que alega, assim como de não ser clara em relação ao assunto nos seus materiais promocionais.
Consequências podem alastrar-se ao Brasil e ao Mundo
Apesar da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor atuar a nível estadual, esta queixa pode abrir um precedente com potencial para ter repercussões não só no Brasil mas também noutros países, aproveitando o descontentamento de vários utilizadores com a medida.
Relembramos que, recentemente, a Apple foi multada em 10 milhões de euros por uma entidade reguladora italiana, devido à forma como publicita a resistência à água dos iPhone.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple Powerbeats Pro estão mais baratos após a Black Friday
- Google Maps tem novidade para veres o que há de novo na tua cidade (Android e iOS)
- Logitech ERGO M575: rato com trackball ideal para trabalho