Um novo relatório da publicação Economic Daily News avança que a Apple tem em mente uma novidade muito significativa para o iPhone 16. Em causa, a transição para um equipamento sem nenhum botão físico.
Ao invés, a tecnológica norte-americana pode utilizar apenas botões capacitivos nos seus próximos smartphones iOS. Uma decisão que, a confirmar-se, terá um grande impacto na forma como se fabricam atualmente estes produtos.
Será mesmo com os iPhone 16 que diremos adeus aos botões físicos?
Os ávidos seguidores do mundo tecnológico certamente recordar-se-ão que este rumor não é inédito. Já no ano passado falou-se que a Apple poderia lançar o iPhone 15 sem botões físicos.
Contudo, com o avançar dos meses ficamos a saber que a empresa abandonara esse projeto. Uma decisão tomada em função da sua complexidade de desenvolvimento e construção e o seu custo elevado.
Um ano volvido e lemos notícias de que a Apple encomendou junto dos seus parceiros uma “engenharia avançada de semicondutores”. Essa encomenda menciona um módulo desenhado para substituir os botões mecânicos.
Em rigor, a Apple quererá substituir o botão power e os seletores de volume por botões capacitivos. Para tal, a empresa usará uma nova tecnologia com pequenos motores de vibração para simular o pressionar dos botões mecânicos.
Quer isto dizer que sempre que pressiones um botão, este emitirá um feedback que simulará a pressão de um botão normal. Algo que não é inédito para a Apple, já que ela fez o mesmo com o botão home do iPhone 8.
As vantagens dos botões capacitivos
Importa notar que a transição para este tipo de botões tem as suas vantagens. Em especial para a durabilidade do iPhone, já que não possui tantos componentes móveis no seu interior.
De igual modo, esta abordagem permitirá uma selagem superior no iPhone 16. Por outras palavras, impedirá que água ou detritos fiquem presos entre os botões, algo que pode fragilizar a integridade física de todos os componentes do smartphone.
É importante notar que o relatório em causa fala especificamente do iPhone 16. Contudo, olhando para o historial da Apple, faz mais sentido que esta tecnologia seja estreada no iPhone 16 Pro e só posteriormente alargada para os modelos base.
Como sempre, aconselhamos a olhar para este rumor com cautela. Recordo que isto foi falado para o iPhone 15 e a Apple acabou por abandonar o projeto pelas razões já faladas. Por isso, nada nos garante que seja este ano que a Apple implementará finalmente esta tecnologia.