Xiaomi diz adeus à MIUI e lança novo sistema operativo: HyperOS​​​​​​​

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Após 13 anos de dedicação à sua interface de utilizador, a Xiaomi decidiu abandonar a MIUI para dar lugar a um sistema operativo completamente novo, o HyperOS. Este movimento que vinha a ser falado nas últimas semanas marca uma nova era não apenas para os smartphones da marca, mas para toda a sua vasta gama de produtos.

O HyperOS surge com a promessa de unificar e melhorar a experiência de utilização em mais de 200 categorias de produtos da Xiaomi. Este vai abranger desde dispositivos inteligentes para casa até aos aguardados automóveis.

It's officially the end of MIUI. Xiaomi HyperOS will make its debut with the Xiaomi 14 series and will gradually replace MIUI.#Xiaomi #Xiaomi14Series #MIUI #HyperOS pic.twitter.com/K7jI20sA0g

— Mukul Sharma (@stufflistings) 17 de outubro de 2023

“Estou muito animado para partilhar o grande anúncio da MIUI - o novo Xiaomi HyperOS. Ele virá pré-instalado com a mais recente série topo de gama Xiaomi 14 e substituirá gradualmente a MIUI. Mal posso esperar por esta nova era de hiper desempenho, fluidez e conectividade entre smartphones e AIoT!”, afirmou Alvin Tse vice-presidente da Xiaomi Global

HyperOS marcará nova era além dos smartphones

Segundo a Xiaomi, o HyperOS foi construído com base numa integração profunda entre Android e o sistema própria Vela, que possui uma arquitetura subjacente completamente reescrita. O objetivo passa preparar uma base comum para a "Internet das Coisas", capaz de suportar ligações entre dezenas de milhares de milhões de dispositivos no futuro.

“Em 2014, quando o negócio da IoT começou a tomar forma, iniciamos o desenvolvimento exploratório e a verificação. Em 2017, foi lançada oficialmente a investigação e desenvolvimento de um novo sistema para apoiar todos os dispositivos e aplicações ecológicas com uma estrutura de sistema integrada. Este é o nosso objetivo”, afirmou Lei Jun CEO da Xiaomi, na rede social Weibo.

Xiaomi HyperOS will be aimed towards a more closely-knit Xiaomi ecosystem and will not be limited to just smartphones.HyperOS (Android + Xiaomi's self-developed Vela architecture) will be available for Xiaomi's phones, Cars, and AIoT products.#Xiaomi #MIUI #HyperOS pic.twitter.com/C6cQY0QBJw

— Mukul Sharma (@stufflistings) 17 de outubro de 2023

A Xiaomi confirmou que o HyperOS será lançado globalmente e fará a sua estreia no aguardado Xiaomi 14. Ainda que detalhes específicos acerca das novas funcionalidades permaneçam escassos, a expectativa é alta. A comunidade tecnológica aguarda agora pelo lançamento dos novos topos de gama da marca para conhecer o HyperOS em toda a sua glória.

Além do nome, a empresa não revelou até ao momento nenhuma pré-visualização de como será a interface do novo sistema operativo. Isto deixa os utilizadores e fãs da marca à espera de mais informações, que deverão ser fornecidas no evento de lançamento dos novos modelos de smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.