
Huawei cresce 52%, Apple cai 3%
A pouco mais de duas semanas de apresentar algumas das suas novidades mais importantes do ano, a Apple recebeu notícias preocupantes. A Counterpoint Research acaba de divulgar os números de vendas referentes ao segundo trimestre de 2025 que mostram a queda de 3% da Apple e o crescimento de 52% da Huawei.
A marca chinesa conseguiu superar a empresa de Tim Cook e é a nova líder de vendas globais de smartwatches, com uma quota de mercado de 21%. Em segundo lugar está a Apple com 17% de quota de mercado.

No mesmo período de 2024, tudo era diferente com a Apple a liderar as vendas e com uma quota de mercado de 19% e a Huawei em segundo lugar com 15% de mercado por sua conta.
De acordo com a Counterpoint Research, “a tração doméstica, a diversidade do portefólio e a força do ecossistema foram os principais impulsionadores” para estes resultados da Huawei.
A Counterpoint esclarece ainda que mais de 75% das vendas da Huawei vêm do mercado chinês, ainda que as regiões EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e Ásia Pacífico tenham também contribuído para este crescimento.
Xiaomi também supera Samsung
Mas não é só a Apple que tem razões para se preocupar. A Samsung também terá de lidar com a rival Xiaomi. No mesmo relatório, a marca chinesa ocupa um honroso terceiro lugar nas mais vendidas a nível global, detendo agora uma quota de mercado de 9%.
Por sua vez, a Samsung está em quinto lugar com uma quota de mercado de 6%. Face ao ano anterior, a Xiaomi registou uma subida de 38% enquanto a Samsung teve uma queda de 3%.
A Counterpoint Research explica que os smartwatches de preço acessível da Xiaomi estão a fazer furor entre os compradores e que o Samsung Galaxy Watch7 não conseguiu acompanhar o crescimento das outras marcas rivais.
De resto, a empresa de consultoria prevê que o mercado de smartwatches tenha um crescimento de 3% face ao ano anterior. A procura no mercado chinês por dispositivos que combinam monitorização de saúde, pagamento e navegação será um dos principais impulsionadores deste crescimento.