Apple Pay é o próximo alvo das investigações da União Europeia

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Não é novidade que a Comissão Europeia para a Concorrência (CEC) investiga empresas regularmente por táticas anti-concorrência. Existem vários processos a decorrer por causa da Google e do Facebook por exemplo. A Apple não escapou pois o seu serviço de pagamentos por NFC também está a ser alvo de investigações.

A informação foi confirmada por Margrethe Vestager, comissária da CEC. Foi enviado um questionário a vários retalhistas online, com o intuito de perceber se a Apple impôs condições que dêem prioridade ao seu método de pagamento, em detrimento de outros.

Caso os resultados do questionário justifiquem, uma investigação mais aprofundada será aberta, de acordo com Vestager. A comissária falou recentemente no Web Summit em Lisboa sobre o assunto e mencionou que o Apple Pay "levanta algumas preocupações em relação à concorrência."

A CEC está a tentar justificar práticas anti-concorrência no Apple Pay. Uma delas pode ser o facto de que nos iPhones, iPads e Apple Watch, o único pagamento por NFC aceite é o Apple Pay. Contudo, até que ponto é que isso pode ser considerado anti-concorrência? A Apple aposta muito no ecossistema como sabemos.

Apple Pay é o serviço de pagamento móvel mais utilizado nos Estados Unidos

O Apple Pay foi lançado em 2014 e recentemente superou o Starbucks como plataforma de pagamento móvel preferida do povo norte-americano. São cerca de 30 milhões de utilizadores do Apple Pay, com 25 milhões do Starbucks e os restantes do Google Pay e Samsung Pay.

Apple Pay funciona em Portugal?

Este ano o Apple Pay passou a funcionar de forma oficial em Portugal. O serviço é compatível com a rede Mastercard, o que inclui alguns bancos portugueses como Crédito Agrícola e Millenium. Além disso, é possível utilizar os bancos virtuais como Monese, R26 e Revolut.

Editores 4gnews recomendam:

  • Smartphone descarrega bateria rápido? A culpa pode ser do WhatsApp! Eis o que fazer
  • Windows Mobile poderia estar hoje no lugar do Android, diz Bill Gates
  • Huawei Honor V30 deverá chegar à Europa com uma câmara muito interessante
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.