De acordo com o site PatentlyApple, a empresa de Tim Cook conseguiu 36 novas patentes que mostram dois caminhos futuros para a conhecida marca high-tech. O destaque vai diretamente para as patentes relacionadas com câmaras embutidas no ecrã e com sistemas de iluminação para automóveis.
Sistema de câmara embutido no ecrã
Vários rumores estão a avançar que a nova série iPhone 16 vai diminuir o tamanho da Ilha Dinâmica. Mas uma das patentes registadas pela Apple mostra que, no futuro, a empresa quer ir ainda mais longe e embutir uma câmara sob o ecrã do seu smartphone icónico.
Esta não é uma ideia nova, várias marcas rivais têm já disponíveis no mercado dispositivos que recorrem a este atributo para acabar com os entalhes ou recortes no ecrã dos equipamentos. Mas espera-se que a Apple leve esta tecnologia mais longe.
Os sensores embutidos no ecrã enfrentam desafios no que respeita à entrada de luz. Mas na nova patente, a Apple descreve uma tecnologia de objetivas óticas de forma livre que não só garantem a entrada de luz, mas também a redução de distorção. O resultado será a entrega de imagens com maior qualidade.
Saliente-se que na documentação da patente, a Apple afirma que esta tecnologia pode ser aplicada às câmaras TrueDepth usadas atualmente para o sistema Face ID.
Faróis inteligentes com funções avançadas
Outra das patentes registadas pela Apple que merece destaque é um sistema de faróis inteligente com funções avançadas que pode vir a ser parte integrante do primeiro veículo da marca. O projeto conhecido como Titan tem sofrido algumas alterações nos seus planos e não se sabe ainda se a Apple vai optar por um modelo apenas elétrico ou também autónomo.
A patente registada inclui recursos avançados como iluminação adaptável, deteção ambiental e integração com tecnologia de veículos inteligentes.
A mesma patente refere-se ainda ao uso de materiais inteligentes para melhorar o desempenho e capacidades do sistema de faróis para que este forneça mais eficiência energética e segurança.