Apple obtém aprovação para seu 1º monitor de diabetes sem receita médica

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple alcançou um marco significativo na sua missão de lançar dispositivos móveis e "vestíveis" que possam realizar leituras de açúcar no sangue para controlar a diabetes: obteve a aprovação da FDA para o seu primeiro monitor de diabetes sem necessidade de receita médica.

A FDA, órgão regulador de saúde nos Estados Unidos, aprovou o sistema de biossensor de glicose Stelo da Dexcom. Este sistema conecta-se ao iPhone via Bluetooth e pode ser utilizado sem receita médica para monitorização preventiva.

Como funciona o dispositivo e para que casos é indicado

iPhone medição de glicose
Imagem: Divulgação / Apple

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o dispositivo é exclusivamente preventivo. Isso significa que não é direcionado para pacientes já diagnosticados com baixo nível de açúcar no sangue e/ou que estejam sob prescrição de insulina.

Para uma monitorização eficaz nessas situações, esses pacientes precisam adquirir outros tipos de dispositivos já existentes e disponíveis apenas por meio de prescrição médica. De acordo com a FDA, o novo equipamento aprovado destina-se a pessoas com risco de desenvolver diabetes e a diabéticos não dependentes de insulina.

Para a monitorização, o sistema de biossensor de glicose Stelo da Dexcom realiza medições automaticamente a cada 15 minutos. Cada sensor, que é aplicado à pele do utilizador, pode ser usado por até 15 dias, precisando ser trocado após esse período de tempo.

Segundo a FDA, o desenvolvimento do novo sensor, que apresenta os dados da medição diretamente ao smartphone por Bluetooth, proporciona uma maior "equidade na saúde ao deslocar os cuidados e o bem-estar para o ambiente doméstico", principalmente em casos em que o paciente tem pouco acesso a médicos.

Isto significa que o Apple Watch deve incluir a funcionalidade em breve?

Infelizmente não. Para que a Apple consiga oferecer essa funcionalidade em dispositivos como o Apple Watch, é necessário desenvolver e aprovar uma tecnologia de medição não invasiva do açúcar no sangue.

Embora a Apple tenha expressado o seu objetivo de alcançar essa tecnologia, a FDA recentemente fez um alerta para que as pessoas não usem produtos não invasivos para isso, já que ainda não são viáveis.

Mas a Apple não parece querer desistir. Quem sabe nos próximos anos? Por enquanto, o novo sistema de biossensor de glicose Stelo da Dexcom poderá ser utilizado com smartphones iOS e Android.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.