Há uns tempos descobrimos que a Apple alterou significativamente o desempenho de iPhones mais antigos de forma a "oferecer mais bateria". Contudo, muitos utilizadores acreditavam que estas mudanças eram um incentivo da empresa para que vendessem novos produtos.
Depois de longas batalhas no tribunal devido a esta situação o Reino Unido finalmente obrigou a empresa de Cupertino a informar todos os utilizadores caso a empresa decida voltar a fazer algo idêntico no futuro. Infelizmente não temos ideia se Portugal seguirá o mesmo caminho. Lembro que a Apple esteve em tribunal nos EUA, França, Reino Unido e Itália devido a este problema.
Futuro iOS 13 deverá ser a solução para este problema
O sistema que a Apple revelará no dia 3 de junho na sua conferência para desenvolvedores (WWDC), iOS 13, deverá trazer uma solução para este problema. Rumores indicam que o novo sistema vai ter informação mais detalha sobre a bateria e sobre o desempenho do equipamento.
Isto para que os utilizadores não tenham mais por onde reclamar face à situação. A verdade é que o problema foi levado de forma séria com os utilizadores a levantar questões sobre a integridade da empresa americana.
A Apple ainda deu a possibilidade de trocar a bateria de iPhones mais antigos por 30€ (valor normal é de 70€) de forma a compensar os utilizadores. Uma ação que levou muitos utilizadores à loja da empresa de Cupertino mas que não os safou do pensamento negativo da empresa.
A solução para o problema
O Reino Unido decidiu ontem oficializar a proposta de lei que obriga a Apple a dizer aos seus utilizadores de forma clara que vão reduzir o desempenho do seu iPhone (seja numa atualização ou não) de forma a conseguir dar mais vida à bateria do equipamento. Algo que devia ser feito em todo o mundo e não apenas no Reino Unido.
Porém, devido a este enorme problema e à publicidade negativa que rondou a marca da maçã trincada, acreditamos plenamente que o próximo sistema iOS 13 os venha a salvaguardar de problemas idênticos no futuro. A Apple não é uma empresa perfeita, mas raramente comete duas vezes o mesmo erro.
Editores 4gnews recomendam:
- OnePlus 6T está agora a um preço que não podes deixar escapar (Stock Limitado)
- 8 telemóveis com carregamento sem fios que tens de conhecer
- Os 10 melhores telemóveis para amantes de fotografia