Apple apresenta o novo iOS 11 - Eis as novidades!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A WWDC 2017 (worldwide developers conference) é uma conferência realizada pela Apple anualmente para mostrar ao mundo aquilo que tem sido feito e desenvolvido em Cupertino. O seu público alvo são os programadores e desenvolvedores de software e, consequentemente, todos os entusiastas de tecnologia. Podem ver, ou rever, o anúncio de todas as novidades em direto no stream no final do artigo. Ora, uma das maiores novidades é o iOS 11, o sistema operativo para iPhone, iPad e iPod. Vamos conhecer as novidades!

Vê ainda: Poderão produtos como o Essential Phone ter impacto no mercado dos smartphones?

O iOS 11 da Apple promete ser irresistível para aqueles de nós que não resistem a tirar imensas fotos por dia. Para todos os entusiastas da fotografia esta será uma atualização a ter em conta. E porquê? Por exemplo, a secção de Memórias, dentro da aplicação Fotos e Câmara está mais inteligente e aprenderá com os teus hábitos de utilização. Desta forma será capaz de organizar e orientar as imagens consoante mudes também a orientação do smartphone. Em suma, no iOS 11 o sistema saberá quais são as tuas preferências no departamento fotográfico.

Chegou o iOS 11!

Como esperado, a Apple apresentou o seu novo iOS 11. Para Tim Cook, CEO da Apple, este é o sistema operativo para dispositivos móveis mais evoluído e inteligente do mundo. Uma frase que já se tornou um slogan em qualquer anúncio ou evento da gigante de Cupertino. Contudo, segundo dados fornecidos pela própria Apple, cerca de 86% dos utilizadores da Apple já usam o iOS 10 no seu dispositivo móvel portanto a afirmação de Tim Cook não deixa de estar provida de fundamento.

Este iOS 11 conta ainda com novidades para as Live Photos que acrescentarão mais animação às tuas fotos, muito à semelhança do "Boomerang" no Instagram. Este que é, muito provavelmente, o sistema operativo mais avançado do mundo para dispositivos móveis está ainda mais inteligente.

Com efeito, a Apple dotou o iOS 11 de novas funcionalidades e melhorias na gravação de vídeos, com novos codecs e melhorias na captura de fotos. Neste último quesito a Apple utilizará o formato HEIF (High Efficiency Image Format) para preservar mais detalhe e qualidade nas fotos capturadas. Algo que me deixou particularmente entusiasmado foi a nova funcionalidade que te permitirá capturar fotos com longa exposição

Verdade seja dita, nunca conseguimos prever o que é que a Apple apresentará nos seus eventos mas, quanto ao iOS 11, já fazíamos uma boa ideia que seria apresentado hoje mas as novidades são sempre imprevisíveis. Este será o sistema operativo para milhões de iPhones e iPads em todo o mundo e, depois das Fotos, passemos para as Mensagens!

Mensagens no iOS 11

Sem dúvida a aplicação mais popular de todo o sistema iOS. Após ter utilizado vários smartphones Android ainda não encontrei nenhuma App que conseguisse proporcionar uma experiência tão envolvente como a App da Apple. No iOS 11 as Mensagens também receberam algumas melhorias, nada de revolucionário mas não deixam de ser bons incrementos. Terás agora uma sincronização mais perfeita, com todos os dispositivos com iOS 11 a ter as tuas mensagens. Na prática, quando ativares um novo dispositivo terás logo o teu histórico de mensagens, num abrir e fechar de olhos.

Por falar em Mensagens, agora poderás enviar dinheiro para os teus contactos, através do Apple Pay isto é. O sistema de pagamentos da Apple suportará agora transações entre indivíduos. Bastante conveniente, sobretudo para quem tiver alguma objeção em utilizar o PayPal.

Home Kit no iOS 11

Os utilizadores da Apple Home também terão algumas novidades. Agora poderás ligar os teus altifalantes, consoante os modeles, através do novo protocolo AirPlay 2. Se o teu sistema de som for compatível poderás, por exemplo, controlar todo o sistema em tua casa com o teu iPhone.

Vê ainda: Apple iMac Pro – novo computador da Apple apresentado

Também a App Store teve uma grande mudança no iOS 11. Bom, mudança estética isto é. Agora será mais simples e intuitivo encontrar as aplicações e jogos que procuras. Todas as Apps mais populares estarão numa aba / separador "Hoje". Terás também uma pré-visualização com texto, vídeo e imagem. Os jogos, por sua vez, estarão na sua aba dedicada.

Siri, mais inteligente no iOS 11

A Siri também recebeu uma autorização, sobretudo no seu discurso. Agora, com o iOS 11 a sua voz terá uma cadência mais natural e humana. E verdade seja dita, durante a apresentação oficial gostei bastante do seu tom. Terás também a voz masculina que também recebeu várias melhorias.

O melhor de tudo é a capacidade de tradução que a Siri receberá. De momento esta funcionalidade ainda está em fase beta mas será possível traduzir uma frase de chinês para inglês, sem grandes sarilhos. O controlo por voz será uma das principais novidades a ter em conta no iOS 11. No novo centro de controlo do iOS 11, ao qual poderás aceder com um simples deslize ou swipe de baixo para cima e poderás ver logo o novo design deste Centro de Ação. Tal como anteriormente os botões suportarão o Force Touch para te dar mais interação e controlo sobre os mesmos, neste caso, ampliando-os.

Ah, e mais uma coisa...

Para todas aquelas alturas em que não deves mesmo, sob circunstância alguma utilizar o iPhone - portanto quando estiveres a conduzir - o iOS 11 tem algumas novidades para este cenário. A opção "Não incomodar" recebeu um overhaul geral, uma reformulação total. Todas as distrações serão bloqueadas! Portanto se estiveres a conduzir, algo que o iPhone será capaz de detetar, pelo menos tentará, através dos seus sensores.

Portanto se alguém te enviar uma SMS, a app Mensagens deixar-te-á responder com algum texto pré-definido. Uma resposta pré-definida para que a outra pessoa saiba que naquele momento não podes responder. Pode parecer insignificante mas, para mim, esta é uma das melhores novidades do iOS 11.

E mesmo quando chegares ao teu destino o iOS 11 tem alguns truques e funcionalidades que prometem ser bastante úteis. A principal será o Apple Maps que agora já possuiu percursos no interior de edifícios como shoppings. De momento esta funcionalidade não estará disponível em todas as cidades, começando pelas capitais e expandindo-se pouco a pouco às restantes cidades.

Estas são as principais novidades e melhorias presentes no iOS 11, o sistema operativo que deverá chegar aos programadores e desenvolvedores a partir de junho com a primeira Open Beta. Para os utilizadores normais, o iOS 11 deverá chegar mais para o final de 2017, provavelmente com o Phone 8 e companhia.

O primeiro dia da WWDC 2017 foi recheado de surpresas. Ficamos a conhecer 6 grandes novidades. Desde o novo iOS 11, o novo computador MacBook's com novos processadores, entre outras novidades.

Mais novidades da WWDC 2017

Apple apresenta macOS High Sierra na WWDC

watchOS 4 foi apresentado com novas apps e mais potencial

Apple iMac Pro – novo computador da Apple apresentado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.