Um pin com IA semelhante ao AirTag
Quando falamos em tecnologia vestível automaticamente o nosso pensamento segue para os smartwatches, smart rings ou, quando muito, para auriculares sem fios. Mas, de acordo com os últimos rumores, a Apple está a associar a tecnologia vestível a outro tipo de dispositivo.
Uma reportagem recente do site The Information avança que a Apple está a desenvolver um novo pin, semelhante ao conhecido AirTag da marca, que vai incluir tecnologia de Inteligência Artificial.
A mesma fonte esclarece que este dispositivo vai basear-se numa estrutura de alumínio com vidro. O equipamento vai estar equipado com duas câmaras – uma primária e uma grande angular – na zona frontal e com três microfones. Nesse sentido, o dispositivo poderá captar imagens e som do utilizador e do ambiente à volta.
Tudo indica que também terá um altifalante, capaz de reproduzir áudio, e ainda um botão físico na lateral. A função deste botão é ainda um segredo. A mesma fonte adianta ainda que o carregamento deste pin será feito através de um mecanismo magnético, à semelhança do que acontece com o Apple Watch.
A parceria com a Google e as dúvidas que ficam por esclarecer
Este projeto está ainda em desenvolvimento e são, para já, desconhecidos os planos que a Apple tem para o dispositivo. Pode ser lançado no próximo ano, assim como a empresa de Tim Cook pode abandonar o projeto. Não seria a primeira vez da Apple.
Também fica por esclarecer se o pin será vendido como equipamento único ou em conjunto com outros dispositivos vestíveis da Apple, como os seus smartwatches. Teremos de esperar por mais fugas de informação para perceber, mais ao pormenor, as intenções da Apple quanto a este produto.
Mas temos de salientar que esta notícia surge pouco depois do anúncio da Apple de que vai usar o Gemini IA nas futuras atualizações da sua assistente Siri e também nos recursos Apple Intelligence. Podemos supor então que o know-how da Google poderá vir a estar presente até em novos equipamentos Apple.

