Apple não deve voltar a apostar nesta característica muito pedida no iPhone

Bruno Coelho
Comentar

Se tens um smartphone Android recente, é possível que tenhas a possibilidade de escolher entre desbloqueio por reconhecimento facial ou desbloqueio por impressão digital. Mas se tens um iPhone, o cenário é diferente.

Com o iPhone X, em 2017, a Apple substituiu o Face ID nos seus smartphones topo de gama. E apenas os iPhone SE (baseados no corpo do iPhone 8) contam com Touch ID, mas não têm acesso a Face ID.

Mark Gurman afirma que Touch ID não deve regressar ao iPhone

Os rumores sobre o regresso do Touch ID aos iPhone com notch são recorrentes. Mas na mais recente edição da newsletter Power On da Bloomberg, Mark Gurman, afirma que tal não deve acontecer no futuro.

iphone 14 pro

“Nos últimos anos, houve discussões na Apple sobre trazer o Touch ID de volta aos iPhones de última geração. A empresa testou o Touch ID no ecrã e até pensou em colocá-lo no botão ligar / desligar”, pode ler-se.

A grande questão é que Mark Gurman acredita “que o Face ID está aqui para ficar e o Touch ID não irá voltar aos principais iPhones - pelo menos a qualquer momento no futuro”.

iPad mini e iPad Air contam com Touch ID no botão de ligar / desligar

Recorde-se que nos iPad a Apple optou por colocar Face ID nas versões Pro. Já o iPad Air e iPad mini contam com Touch ID no botão de ligar / desligar. Também nesses produtos, as duas funcionalidades não são combinadas no mesmo dispositivo.

Embora o Face ID se tenha tornado melhor ao longo dos anos, muitos utilizadores simplesmente acham mais conveniente o método de desbloquear por via da impressão digital o smartphone.

Não se percebe o porquê de a Apple não apostar no Touch ID no ecrã ou no botão de ligar / desligar nos iPhone mais recentes. Mas a vontade parece ser a de não combinar o melhor dos dois mundos, e encarar o Face ID como o método mais seguro, no entender da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt