Apple Music aproveita saída de artistas do Spotify para superar a concorrência!

António Guimarães

O regulamento de receitas de direitos autoriais dos Estados Unidos pretende aumentar o valor que os serviços de música pagam aos artistas. Isto pode significar um aumento até 44% que o Spotify, Amazon e Google estão neste momento a contestar.

A Apple é a única que se manteve calada, numa jogada genial que lhe vai permitir recolher artistas que desistam das outras plataformas. O Spotify já está a ser uma delas.

applevsspotify

Um relatório na Variety indica que o Spotify está a sofrer uma resposta negativa pela comunidade de artistas. Isto porque a empresa está a contestar a decisão de pagar mais aos artistas.

A tag #cancelspotify já circula pelo Twitter

Como sempre, a internet é utilizada como veículo para espalhar o descontentamento das pessoas em relação a certos assuntos. Vários artistas começaram a publicar na rede social a indicar que cancelaram o Spotify e irão para o Apple Music.

Além disso, o Spotify tem sofrido algumas críticas e acusações de estar a tirar o seu foco da música. Isto no seguimento da aquisição de algumas empresas de podcast por parte do Spotify.

O CFO do Dawn Ostroff afirmou que o objectivo da empresa é tornar-se a "plataforma número 1 em áudio". Há quem critique a falta da palavra 'música' nessa frase.

Officially canceled my @Spotify subscription because Of their abhorrent treatment of songwriters and added @AppleMusic #cancelspotify pic.twitter.com/hdHIAEHgBr

— Manny Medina (@MannyDMedina) 9 de março de 2019

Em relação à Apple, a empresa de Cupertino só tem a ganhar, independentemente da decisão. Caso as receitas subam, a Apple beneficia do êxodo de artistas oriundos das outras plataformas.

Por outro lado, caso a contestação das empresas consiga derrotar a subida, tudo se manterá igual pois a Apple também beneficiará dos custos mais baixos.

A lição aqui é que a Apple foi inteligente em não tomar lados. Os artistas indignados com o Spotify e outras plataformas recorrem agora ao Apple Music para distribuir o seu trabalho e são recebidos de braços abertos.

Adicionalmente, a Apple superou recentemente o Spotify em subscrições pagas nos Estados Unidos. Certamente que esta situação irá aumentar ainda mais a distância entre as empresas concorrentes.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.