Apple muda regras da App Store para apoiar os pequenos programadores

Carlos Oliveira
Comentar

Nos últimos meses, a Apple foi repetidamente criticada devido às comissões que cobra sobre as aplicações presentes na App Store. A Epic Games encabeçou esse movimento, afirmando que essas taxas impedem que os programadores possam crescer no seu negócio.

Hoje, a empresa americana anuncia um novo programa precisamente para apoiar os programadores mais pequenos. A partir do próximo ano, a Apple reduzirá para metade as comissões na sua loja de aplicações.

App Store

Apple reduz a sua comissão para 15% para os pequenos programadores

Esta nova taxa entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2021, mas nem todos poderão usufruir dela. Apenas aqueles que faturaram menos de 1 milhão de dólares, durante o ano, poderão beneficiar deste desconto de 50%.

É importante notar que este patamar é calculado após cobradas as devidas comissões. Isso significa que mesmo quem tiver lucros que ascendam a 1,3 milhões de dólares poderão usufruir de taxas de 15% no próximo ano.

Tim Cook refere que "as pequenas empresas são a espinha dorsal da nossa economia global e o coração da inovação e das oportunidades nas comunidades em todo o mundo. Lançamos este programa para ajudar os donos de pequenas empresas a escrever o próximo capítulo de criatividade e prosperidade na App Store e para construir o tipo de aplicações de qualidade que os nossos clientes adoram".

Apple tem estado envolvida em polémica devido às suas comissões na App Store

Vale relembrar que a Apple cobra atualmente 30% sobre todas as transações realizadas na App Store. Depois dos processos movidos pela Epic Games nesse contexto, vários órgãos de soberania também lançaram as suas suspeitas sobre as políticas da tecnológica americana.

A União Europeia foi uma das entidades que lançou uma investigação às práticas estabelecidas na App Store. Também do outro lado do Atlântico, a Câmara dos Representantes dos EUA iniciou um processo semelhante.

Não sabemos se a nova iniciativa da Apple estará relacionada com eventuais repercussões que poderão advir destes processos em andamento. Seja como for, quem vai beneficiar com isto serão os programadores e os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.