Apple 'mata' jailbreak com o lançamento do iOS 12.4.1

Carlos Oliveira
Comentar

Uma semana depois de se saber que era possível realizar jailbreak no iOS 12.4, a Apple lança uma nova atualização. Esta levará o sistema operativo para a sua versão 12.4.1 e o seu principal objetivo é por fim à possibilidade de realizar jailbreak.

O jailbreak reapareceu após vários anos nos iPhone por a Apple ter reaberto uma falha se segurança no seu sistema operativo. Essa falha foi descoberta pelo especialista em segurança Pwn20wnd que, aliás, é referido pela empresa, no seu site, após o lançamento do iOS 12.4.1.

Essa mesma falha também havia sido descoberta pela equipa de segurança da Google, Project Zero. A equipa da Google veio posteriormente confirmar que era possível realizar novamente jailbreak nos iPhone.

Se queres manter o jailbreak, não atualizes o teu iPhone

Visto que o lançamento do iOS 12.4.1 vem corrigir o erro que permite a realização de jailbreak, esta é a única forma de manter o contorno à segurança do teu iPhone. Caso instales a nova versão do sistema operativo (iOS 12.4.1) no teu equipamento, o jailbreak feito há uma semana deixará de ter efeito.

O especialista Pwn20wnd, que descobriu essa falha de segurança, vem alertar para esse facto no seu perfil no Twitter. Na sua recente publicação, podemos ler "iOS 12.4.1 SAIU. NÃO atualizes".

iOS 12.4.1 is OUT.Do *NOT* upgrade to it.

— Pwn20wnd is reviving 0-Days (@Pwn20wnd) 26 de agosto de 2019

O que significa fazer jailbreak?

Ao fazeres jailbreak no teu iPhone, ficas habilitado a instalar aplicações fora da App Store e que muitas vezes não estão disponíveis na loja. Isso significa que essas aplicações não passaram pelos testes de segurança da Apple e que poderão comprometer a segurança do teu iPhone.

Devido a esse cenário, esta prática é altamente desaconselhada pela empresa norte-americana. Há já vários anos que a empresa tinha fechado a porta a estas práticas e veremos se conseguirá manter as coisas dessa forma no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.