Apple 'mata' jailbreak com o lançamento do iOS 12.4.1

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma semana depois de se saber que era possível realizar jailbreak no iOS 12.4, a Apple lança uma nova atualização. Esta levará o sistema operativo para a sua versão 12.4.1 e o seu principal objetivo é por fim à possibilidade de realizar jailbreak.

O jailbreak reapareceu após vários anos nos iPhone por a Apple ter reaberto uma falha se segurança no seu sistema operativo. Essa falha foi descoberta pelo especialista em segurança Pwn20wnd que, aliás, é referido pela empresa, no seu site, após o lançamento do iOS 12.4.1.

Essa mesma falha também havia sido descoberta pela equipa de segurança da Google, Project Zero. A equipa da Google veio posteriormente confirmar que era possível realizar novamente jailbreak nos iPhone.

Se queres manter o jailbreak, não atualizes o teu iPhone

Visto que o lançamento do iOS 12.4.1 vem corrigir o erro que permite a realização de jailbreak, esta é a única forma de manter o contorno à segurança do teu iPhone. Caso instales a nova versão do sistema operativo (iOS 12.4.1) no teu equipamento, o jailbreak feito há uma semana deixará de ter efeito.

O especialista Pwn20wnd, que descobriu essa falha de segurança, vem alertar para esse facto no seu perfil no Twitter. Na sua recente publicação, podemos ler "iOS 12.4.1 SAIU. NÃO atualizes".

O que significa fazer jailbreak?

Ao fazeres jailbreak no teu iPhone, ficas habilitado a instalar aplicações fora da App Store e que muitas vezes não estão disponíveis na loja. Isso significa que essas aplicações não passaram pelos testes de segurança da Apple e que poderão comprometer a segurança do teu iPhone.

Devido a esse cenário, esta prática é altamente desaconselhada pela empresa norte-americana. Há já vários anos que a empresa tinha fechado a porta a estas práticas e veremos se conseguirá manter as coisas dessa forma no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novos iPhone Pro (11) contarão com característica implorada pelos utilizadores à Apple
  • Vídeo mostra de forma realista como serão os novos iPhones
  • Funcionários da Apple ouviam cerca de mil gravações da Siri por dia
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.