Apple: macOS Mojave está agora disponível para instalação!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Apresentado a 4 de junho de 2018 a mais recente versão do sistema operativo da Apple para computadores, o macOS Mojave já está disponível! Está na hora de dar uma nova vida ao teu computador com a nova atualização que já está a se distribuída.

A cada nova versão do sistema operativo temos diferentes inspirações e diferentes nomes para cada iteração. Por conseguinte, poderás agora mesmo instalar o macOS Mojave (macOS 10.14) na tua máquina.

Vê ainda: Apple Watch 4 revela agora os seus segredos graças à iFixit

Em primeiro lugar, para 2018 teremos o novo macOS Mojave, uma homenagem ao deserto da Califórnia. Sendo a Apple uma empresa norte-americana, temos por norma uma menção a algumas das paisagens e parques naturais mais famosos do país.

Nesse sentido, este que é um dos desertos mais secos da América do Norte trouxe-nos o “Dark Mode” ou Modo Escuro e várias pequenas melhorias. Teremos também a chegada de algumas aplicações iOS para o sistema macOS.

Já podes instalar o macOS Mojave na tua máquina!

Deste lado já estava a utilizar as versões beta há vários meses e confesso que o "Modo Escuro" é uma das melhores novidades. Todavia, esta está longe de ser a única nova função a chegar ao macOS da Apple. Com efeito, temos também o Dynamic Desktop ou ambiente de trabalho dinâmico. Na prática, teremos mudanças subtis no tom bem como na temperatura de cor ao longo do dia.

Por outras palavras, o ambiente de trabalho e esquemas de cor acompanharão o dia, com mudanças de manhã, à tarde e à noite. Tudo isto para dar ao utilizador dos computadores da Apple uma experiência mais natural e gratificante.

O novo software da Apple já está disponível!

Temos também uma ferramenta útil para os utilizadores mais…desorganizados. Chama-se Desktop Stacks e pode “empilhar” automaticamente conteúdo similar. Fá-lo-á por data, categoria ou tipo de conteúdos.

Terás também novidades para o “Finder”, a lupa para encontrares o que precisas no teu computador. Com efeito terás aqui uma Vista de Galeria que te apresentará os conteúdos, os resultados da pesquisa num novo formato.

A lista de novidades deste novo software da Apple abrange diversos aspectos do sistema. Aconselho-te a experimentar logo que possas. Para tal basta aceder ao ícone da maçã. Em seguida deverás clicar em "Acerca deste Mac". Logo após deverás escolher "Atualização de Software".

Editores 4gnews recomendam:

iOS 12.1 traz a tão esperada funcionalidade aos novos iPhones

Apple é líder de vendas de smartphones premium com os seus iPhone

O dia em que me senti ‘preso’ no ecossistema

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.