Apple MacBook Pro: esta é a diferença de poder entre os portáteis de 14 polegadas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple apresentou recentemente - a 18 de outubro - a mais recente geração de portáteis MacBook Pro para 2021. Temos, com efeito, novos modelos de 14 polegadas e 16 polegadas equipados com os novos processadores Apple M1 Pro ou Apple M1 Max.

Entre os novos processadores Apple existe uma diferença no número de núcleos (cores) presentes em cada um dos chips. Assim sendo, é natural que o desempenho bruto de cada um destes processadores difira, algo que é agora apurado pela Geekbench 5.

Diferença de 20% no poder de processamento entre o M1 Pro e M1 Max

Podemos agora contemplar os resultados obtidos na plataforma de testes Geekbench 5 com os portáteis Apple MacBook Pro de 14 polegadas. Aí foram testadas as versões com processador de M1 de 8 núcleos, bem como as versões com processador M1 Pro de 8 núcleos e, por fim, a versão de topo, equipada com o processador M1 Max de 10 núcleos.

Importa notar, contudo, que este é apenas um teste. Portanto, importa cruzar estes valores com novas rondas de testes e, preferencialmente, comparar também as pontuações obtidas em plataformas similares antes de emitir um juízo definitivo.

Não obstante, vemos uma diferença de 20% no poder de processamento entre o portátil MacBook Pro 14'' com chip M1 Pro (8-core) e MacBook Pro 14'' com chip M1 Max (10-core).

Mais significativo é o diferencial no poder demonstrado nos testes multi-core. Aí vemos uma diferença próxima dos 30% entre o M1 Pro (8-core) face ao processador M1 (8-core).

Os resultados da plataforma de testes Geekbench 5

  • Processador M1 (8-core) Single: 1 742 Multi: 7 582
  • Processador M1 Pro (8-core) Single: 1 767 Multi: 9 948
  • Processador M1 Max (10-core) Single: 1 764 Multi: 12 380

Em síntese, com os novos computadores portáteis Apple MacBook Pro de 14 e 16 polegadas a chegar ao mercado temos agora uma noção mais concreta das melhorias presentes. Mais uma vez a Apple volta a superar-se com um sólido incremento de desempenho.

Estes são os computadores portáteis mais oneroso, mas melhor equipados que a tecnológica de Cupertino alguma vez colocou no mercado. São, por fim, máquinas apontadas para o mercado profissional, com potencial para surpreender até os mais exigentes.

Em Portugal os novos MacBook Pro começam nos 2 349 €, estão disponíveis a partir do dia 26 de outubro de 2021.

Aguardamos agora pela renovação da gama iMac, possivelmente no início de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: MacBook Pro com M1 Max mostra todo o seu poder em teste
  • Apple cristaliza a transição para chips próprios com os M1 Pro e M1 Max
  • Mini PC Chuwi RZBOX já está disponível com chip AMD Ryzen 9 4900H
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.