Apple Mac mini com o processador M1 está a levar utilizadores à loucura

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Mac mini, equipado com o potente processador M1, deixou os utilizadores impressionados durante as suas primeiras impressões. A velocidade de processamento da nova máquina da Apple é inegável, mas um grave problema nas ligações bluetooth deixa os utilizadores extremamente frustrados.

Os relatos continuam a multiplicar-se nos vários forums da Apple e outros sites especializados em produtos da marca. No entanto, o vídeo publicado pelo YouTuber Patrick Tomasso é provavelmente o melhor exemplo prático deste problema.

No seu vídeo, Tomasso diz já ter tentado utilizar inúmeros dispositivos bluetooth com o seu novo Mac mini (Logitech MX Master 4, Magic Mouse 2, AirPods e os Sony WH-1000XM4), mas este problema continua a fazê-lo "trepar paredes". O problema parece ser tão simples quanto frustrante, sendo que o Mac mini simplesmente não consegue manter uma ligação estável com qualquer dispositivo bluetooth.

No caso dos ratos, de forma aleatória estes começam a apresentar uma latência que torna impossível a sua utilização e com os auscultadores, a reprodução de som torna-se inutilizável.

Outros problemas que afetam a ligação bluetooth do novo Apple Mac mini

Ainda que este pareça ser o problema mais comum no novo mini computador da Apple, parece que existem outras variantes que continuam a envolver o chip bluetooth deste Mac.

De acordo com outro utilizador no Reddit, o seu Mac mini recusa-se a reconhecer o seu teclago Logitech Mx keys e rato MX Master 3. Simplesmente não reconhece os dispositivos como disponíveis para emparelhamento, sendo preciso ligar alternativas via cabo USB para conseguir realizar o processo de configuração.

Aparentemente, uma vez realizado o processo de configuração, não experiência nenhum tipo de problema. Mas, sempre que reinicia a máquina, vê-se obrigado a repetir o todo o processo novamente. Ou seja, apesar de não apresentar as ditas quebras de ligação, a necessidade de ter sempre disponíveis alternativas com cabo e realizar a configuração do rato e teclado bluetooth sempre que liga o Mac mini, está longe de ser ideal.

Infelizmente, ainda não há uma única teoria que pareça justificar estes problemas com o bluetooth do novo Mac mini, seja ele causado por um bug no software ou problema de hardware. A Apple ainda não reconheceu a existência deste problema, por isso não há ainda forma de confirmar se estão a trabalhar numa solução.

Entretanto, parece que a única solução para o problema é investir numa adaptador bluetooth para as ligações a periféricos, em vez de utilizar o chip equipado no novo Mac mini.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple deve lançar o iPad Pro mais desejado em 2021
  • MacBook Air com processador M1 consegue pontuação surreal na AnTuTu
  • Novo iPad Air é o verdadeiro adversário do iPad Pro (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.