Apple M1X apanhado em benchmark! Será este o sucessor do M1?

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de revelar durante a reta final do ano passado o poderoso processador Apple Silicon com a desiganção de M1, a Apple estará já a pensar num sucessor que se pode revelar ainda mais surpreendente. Um suposto chip M1X apareceu agora num website de benchmarks, apontando para 12 núcleos fabricados na litografia de 5nm.

As especificações que são sugeridas neste website devem traduzir mais uma previsão do que resultados de um teste real, mas não deixa de ser um bom indicador daquilo que Cupertino estará a preparar.

Novo processador M1X da Apple será focado nos gráficos

Tratando-se de uma iteração do M1 este alegado novo processador parece incluir 12 núcleos de processamento com velocidade de relógio situada nos 3.2 GHz e um máximo de 32 GB de memória RAM.

O processamento gráfico estará a cargo de 16 núcleos dedicados com 16GB de memória, dobrando assim o desempenho do M1 que conta com GPU de 8 núcleos.

A confirmar-se a listagem do CPU-Monkey fica bem claro que o objetivo da Apple é aumentar de sobremaneira o desempenho gráfico dos seus processadores, reforçando este M1X com 256 unidades de execução.

Esta opção pode vir a facilitar a compatibilidade com setups de três ecrãs em vez dos 2 permitidos pelo M1, algo que seria muito bem vindo pelos fãs mais interessados em cenários de produtividade mais complexos.

O que esperar deste suposto M1X

Caso se venha a confirmar a existência e especificações deste M1X, será possível que venha a ser incluído nos próximos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas.

Mais ainda, seria a escolha perfeita para equipar o tão ansiado iMac de 27 polegadas com design renovado. A máquina desktop de Cupertino teria assim maior capacidade para lidar com a exigência energética do M1X, que deve passar dos 15 para os 35W.

Convém voltar a referir que os valores aqui apresentados estão longe de confirmados, pelo que deverão servir apenas como indicador.

A Apple deve mesmo mostrar este novo processador ainda durante este ano, precisamente na altura em que revelar novos produtos Mac.O benchmark aponta para um lançamento no segundo trimestre deste ano, altura que bate com a WWDC 2021.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple promete reparação gratuita aos Apple Watch com problemas no carregamento
  • iPhone dobrável: suporte para a Apple Pencil equacionado
  • Intel volta a atacar o M1 da Apple! Será o PC mesmo melhor que o Mac?
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.