Apple lidera em receitas no mercado de telemóveis. Xiaomi está em último

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa de pesquisa de mercado Counterpoint publicou recentemente os números em relação às receitas da indústria no mercado de telemóveis. Apesar de estar em terceiro lugar no que trata a número de unidades vendidas, a Apple domina em receitas com 66% dos lucros de toda a indústria.

Inclusive, durante o Black Friday e a época festiva, a Apple chegou a ser responsável por 80% das receitas globais, garantindo uma grande fatia de lucro para a empresa da maçã. Os "restos" ficaram para a Samsung e Huawei, que estão em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Estes números fazem todo o sentido se considerarmos que a Apple é também líder no mercado premium. A empresa de Cupertino especializa-se em vender apenas equipamentos de alta gama, não tendo que se "preocupar" com médias e baixas gamas que é onde as fabricantes com Android vão buscar a maioria do seu lucro.

A Apple conseguiu dar a volta às vendas dos iPhones, que tinham vindo a decrescer bastante nos últimos anos. O lançamento dos iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max deram vida nova aos equipamentos, principalmente no mercado asiático, o maior do mundo.

O iPhone 11 é responsável pelo crescimento de vendas na China, principalmente. Lançado a um preço base ainda mais baixo que o iPhone XR, o 11 colocou a Apple nas mãos dos consumidores chineses novamente, que prezam qualidade e preço.

Xiaomi é a marca que menos lucra

Não é segredo que a Xiaomi é provavelmente a fabricante com menos margem de lucro na indústria. A sua famosa estratégia de "apenas 5% de lucro" continua a estabelecer a marca como a menos lucrativa, apesar do volume de vendas ser bastante positivo.

Contudo, como já dito várias vezes por representantes e o próprio CEO, a Xiaomi irá para já manter esta estratégia. A marca chinesa tem o seu foco em colocar equipamentos nas mãos do máximo de consumidores possível, ainda que com isso sacrifique os lucros da empresa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi 9 chega no início de 2020 com processador que não vais gostar
  • iPhone 12: todos os rumores dos telemóveis Apple para 2020
  • Samsung Galaxy Fold 2? Imagens reais do smartphone concha reveladas
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.