Apple leva multa de 430 milhões de euros! Patente sobre VPN no iPhone foi a causa

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A batalha legal entre a Apple e a VirnetX, empresa de segurança online norte-americana, já dura há bastante tempo. Agora, ficou-se a saber da decisão do tribunal no mais recente processo legal, onde a VirnetX acusava a Apple de ter infringido uma das suas patentes no que respeita à forma como os utilizadores se ligam a uma VPN no iOS, afetando tanto o iPhone como o iPad.

Depois da VirnetX ter argumentado que a Apple deveria pagar cerca de 600 milhões de euros pelo impacto das suas infrações, o juiz decidiu numa sessão de apenas 90 minutos que a multa final seria de 430 milhões de euros. Ainda que não tenha sido o valor total exigido pela empresa norte-americana, não deixa de ser um grande golpe nos cofres da Apple, que estaria disposta a pagar menos de 100 milhões de euros.

Apple vai recorrer da decisão e afirma que estas patentes já deixaram de ser relevantes

Em comunicado oficial após ser confirmada a decisão do juiz, um representante da Apple revelou a grande desilusão com a decisão tomada pelo tribunal. De acordo com o comunicado, este é um caso que já se arrasta há mais de uma década e que, as patentes não estão relacionadas com o núcleo das operações para os produtos da Apple.

Por isso, a equipa de advogados da Apple está já a preparar uma resposta a este veredicto e acreditam que têm a razão do seu lado, afirmando que casos como este "servem apenas para atrasar a inovação e prejudicar consumidores".

Cofres da VirnetX continua a ser "enchidos" pela Apple

Esta não é a primeira vez que as duas empresas se encontram em tribunal para discutir infrações de patentes. A VirnetX já tinha processado a Apple devido a outras patentes que envolviam tecnologias de segurança de comunicação, num processo que durou uma década.

Depois de iniciarem todo o processo em 2010, o Tribunal Supremo dos Estados Unidos decretou finalmente que a Apple teria de pagar 376 milhões de euros à VirnetX. Esta decisão, tomada em março deste ano, foi final e o último recurso apresentado pela Apple foi rejeitado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nos tablets não há pai para a Apple e para os seus iPad
  • Sucesso do iPhone 12 faz a Apple aumentar a produção consideravelmente
  • iPhone 12: 4 acessórios essenciais para o teu novo smartphone Apple
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.