Apple admite que a lentidão sentida no iPhone antigo é intencional

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Em causa está uma publicação no Primate Labs. O assunto? A alegação de que a Apple estaria a tornar os iPhone's antigos mais lentos com o passar do tempo.Que a cada nova atualização do sistema iOS a lentidão era mais notória no iPhone antigo. Agora, abre-se um novo capítulo nesta saga. Ou melhor, depois das declarações da marca pode-se encerrar definitivamente o assunto.

Tal como avança a Engadget não são apenas alegações infundadas. Não é uma campanha contra a Apple. Não é ridículo dizer que a empresa de Cupertino incentiva os consumidores a atualizarem para um novo modelo ao tornar o seu antigo iPhone mais lento nas tarefas do dia-a-dia. Não, mas nem tudo é a preto e branco. Importa perceber o que realmente se passa.

Vê ainda: irá unir-se ao macOS

Ora, e porque há sempre duas faces da mesma moeda. Apesar de existir algum fundamento de verdade para essas alegações, caso a Apple fizesse isso mesmo seria incrivelmente ridículo. Tacanho mesmo. Caso tal fosse verdade a situação poderia até despoletar uma ação das entidades governamentais ou a criação de alguma legislação para que tal nunca voltasse a acontecer. Fosse com a Apple ou com qualquer outra empresa.

Apple admite que a lentidão nos iPhone antigo é intencional

Em vez disso - de abrandar a velocidade dos iPhone's antigos - a Apple concentra-se em tentar nivelar os picos de consumo energético e períodos de stress que poderiam causar danos físicos e estruturais às baterias mais antigas.

Em declarações à TechCrunch, respondendo a um inquérito sobre os perfis de consumo energético registados pelos utilizadores de iPhone's com baterias mais antigas, a Apple emitiu a seguinte resposta:

O nosso objectivo é proporcionar a melhor experiência de utilização possível aos nossos consumidores. Isto inclui a experiência geral de performance e o prolongamento da vida útil dos seus dispositivos. As baterias de iões de lítio tornam-se menos capazes de dar resposta aos picos de tensão em condições de baixa temperatura. O mesmo sucede quando a bateria tem pouca carga ou as mesmas vão envelhecendo. Isto pode resultar em encerramentos abruptos do dispositivo para que os componentes eletrónicos sejam protegidos.

No ano passado disponibilizamos uma característica para o iPhone 6, iPhone 6S e iPhone SE para nivelar estes picos instantâneos de tensão apenas quando necessário. Isto para prevenir os encerramentos aleatórios e abruptos do dispositivo quando estas condições se verificavam. Agora, esta característica foi implementada no iPhone 7 com o iOS 11.2. Planeamos incorporar esta característica em mais produtos no futuro.

Em causa está o envelhecimento da bateria

Ora, durante um teste de benchmark todo e qualquer smartphone / tablet é colocado sob máximo stress. O teste em si visa despertar todo o poder, toda a capacidade de processamento do dispositivo que está a analisar.

Ora, quando um iPhone mais antigo era submetido a este teste, o algoritmo da Apple entrava em ação. O resultado? Pontuações francamente mais baixas após as últimas atualizações de sistema para os dispositivos em questão.

Anteriormente, quando os iPhone's da Apple atingiam os picos de processamento, fosse durante um benchmark ou jogo pesado, a bateria por vezes não era capaz de fornecer energia suficiente. O resultado? O iPhone desligava-se abruptamente. Ora, isto poderia até danificar alguns componentes internos do smartphone.

Para evitar esta situação a Apple adicionou um algoritmo que impede o processador de atingir estes picos. Uma novo código que vai nivelar um pouco estes picos. A intenção? Impedir que o dispositivo encerre abruptamente e desta forma ajudando a prolongar a vida útil do mesmo.

Lentidão no iPhone antigo ou encerramento abrupto?

A consequência menos agradável? A performance nas tarefas mais exigentes, e sobretudo nos testes de benchmark vão ser menos impressionantes. A Apple não o nega. É uma consequência direta da sua ação.

Uma forma de contornar isto seria, e continua a ser, trocar a bateria do iPhone antigo. Isto trará uma melhoria imediata na performance do dispositivo nos testes e claro, nas tarefas mais exigentes. As baterias também envelhecem.

E parte desse envelhecimento não é só medido em anos de carga ou ciclos de bateria. O calor. É este o principal culpado da diminuição do desempenho das baterias. Se costumas deixar o teu iPhone muitas vezes ao sol, ou até mesmo a sua utilização com capas de proteção que acabam por aquecer o dispositivo. Então...a tua bateria rapidamente se degradará.

Ora, à medida que a bateria vai envelhecendo é o próprio sistema operativo que vai verificando a taxa de resposta da bateria. A certo ponto, quando esta se torna incapaz de fornecer toda a energia necessária ao processador, o sistema vai distribuindo estes pedidos de energia. Isto é, vai dispersando os picos de tensão ao longo de alguns ciclos. O resultado imediato é uma performance ligeiramente inferior.

Apple continuará a aplicar este algoritmo ao iPhone antigo

As baterias vão-se degradando ao longo do tempo. Até que surja uma nova e melhor tecnologia do que a de iões de lítio a Apple continuará a aplicar este algoritmo.

É preferível um iPhone um pouco mais lento do que um iPhone que se desliga abruptamente. Certo?

Em última análise, se o teu iPhone estiver muito frio. Se tiver pouca carga. Se a bateria já tiver alguns anos de uso e abuso, não será capaz de fornecer todo o poder que o processador pede. Simples. A alternativa seria ter um iPhone que se pode desligar a qualquer momento. Sem aviso.

Já por outro lado, o iPhone com lentidão acaba por motivar muitos consumidores a optar por um novo modelo. Já quem quer manter o seu iPhone antigo, sim, sofrerá alguma lentidão mas terá um dispositivo que acaba por durar mais anos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

está a salvo!

Phone X

Xiaomi Redmi Note 5 materializou-se no Xiaomi Redmi 5 Plus

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.