Apple lança iOS 13.5 com alterações ao Face ID para quem usa máscara

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas alterações ao nosso quotidiano, como a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados. Isto causou um problema a todos os utilizadores que utilizem a tecnologia Face ID nos seus iPhones.

Esse pequeno contratempo foi colmatado pela Apple com o lançamento do iOS 13.5. A partir de agora, se o Face ID do teu iPhone ou iPad detetar que estás a usar uma máscara facial, o sistema saltará automaticamente para o painel de introdução do código de desbloqueio.

Quando usares máscara, terás de desbloquear o iPhone ou iPad através do código

Na prática, o sistema de desbloqueio do iPhone ou iPad funcionará como se não existisse o Face ID. Ao deslizar de baixo para cima, sendo detetada a presença de uma máscara facial, ser-te-á automaticamente apresentado o painel para desbloqueares o teu dispositivo através de um código.

O mesmo sistema irá ser aplicado em todas as outras utilizações do Face ID. Mesmo no caso de quereres fazer um pagamento, a autenticação passará a ser feita por intermédio de um código.

Notificações de exposição com potenciais contagiados Covid-19 chegou

A Apple e a Google lançaram um projeto conjunto para o desenvolvimento de um sistema de notificação de exposição a doentes Covid-19. Tal como prometido, a Apple lançou a API deste sistema com o iOS 13.5.

Isto significa que as entidades de saúde já podem começar a integrar este sistema nas suas aplicações. Quando o processo for concluído, os utilizadores inscritos serão notificados caso tenham se cruzado com alguém que testou positivo à doença e receber instruções sobre os passos que deve tomar.

Estas são as principais novidades trazidas pelo iOS 13.5, mas estas não sãs as únicas novidades. Temos ainda algumas correções de bugs e melhoramento das chamadas de grupo no FaceTime.

É bastante provável que já tenhas sido notificado para a instalação desta atualização. Caso tal ainda não tenha acontecido, deves dirigir-te a Definições - Geral - Atualização de software para proceder à instalação do iOS 13.5.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: iPhone tomará a medida mais drástica de sempre nos smartphones!
  • iPhone 12: Vais ficar furioso com a nova decisão da Apple
  • Apple: óculos inteligentes (Apple Glass) serão mais baratos do que imaginas!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.