Apple lança atualização de segurança urgente para o iPhone e iPad

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple lançou uma nova atualização para o iOS 14.4.2 que, segundo a marca, todos os utilizadores iPhone e iPad devem instalar o quanto antes. Tudo porque se trata de uma correção de segurança para uma vulnerabilidade que está a ser ativamente explorada.

Esta atualização servirá todos os modelos do iPhone desde a geração 6s. Aplica-se igualmente a todos os que detenham um iPad Pro, iPad Air 2 e acima, iPad de 5ª geração e posteriores e ainda a partir do iPad Mini 4.

O problema está num script que pode ser executado num website

Segundo a nota deixada pela Apple, a vulnerabilidade que será corrigida permite que "conteúdo da web criado com códigos maliciosos pode gerar scripts entre sites." Basicamente, significa que hackers podemcorrer scripts maliciosos em sites que tenhas visitado.

As repercussões desta vulnerabilidade são vastas e isso deve consciencializar o utilizador para a instalação desta atualização assim que possível. De entre os malefícios, a Apple destaca o possível roubo de informação pessoal do utilizador.

Ciente de que esta vulnerabilidade está a ser explorada por meliantes, a Apple apressou-se a corrigir o problema para garantir a segurança de todos os seus utilizadores. Caberá agora ao utilizador instalar esta correção no seu equipamento.

Este contratempo apresentou-se enquanto a Apple direciona esforços para a conclusão do desenvolvimento do iOS 14.5. Contudo, o seu foco nesta versão do sistema operativo foi temporariamente posto de parte para acorrer a este problema com a maior celeridade possível.

Como instalar o iOS 14.4.2

O mais certo é que já tenhas sido notificado para a instalação desta versão do iOS. Se ainda não o foste, eis os passos que deves seguir para proceder à sua instalação:

  • Vai a Definições
  • Geral
  • Atualização de software

Caso ainda não tenhas o iOS 14.4.2 instalado no teu iPhone ou iPad, deverás encontrar neste local a atualização pronta a ser instalada no teu equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Watch com design 'radical' pode chegar ainda este ano
  • iPhone 13 Pro trará várias novidades nas suas câmaras
  • Apple terá de compensar a Samsung pelo desastre de vendas do iPhone 12 Mini
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.