E se te disséssemos que agora já podes registar os melhores e piores momentos do dia no Apple Journal? Possivelmente já terás ouvido falar deste novo "diário" da Apple, mas para os mais desatentos, esta nova forma de fazer uma espécie de "relatório" dos dias é simples, gratuita e está à distância de meia dúzia de cliques.
De acordo com o portal de notícias do Wired, o objetivo da Apple, na criação do Journal, é bastante simples: monitorizar o bem-estar do utilizador. Tanto é que, no Journal, há um compartimento destacado, unicamente, para falar sobre o estado de espírito em determinado dia. Para além disso, é possível, ainda, informar a aplicação da qualidade do teu sono. Desta forma, se um dia destes te perguntarem "como é que tens andado?", basta abrires a aplicação e tens a resposta.
O diário funciona com frases, vídeos e muito mais
Sendo um diário, poder-se-ia presumir que se baseia em frases soltas. Também pode ser isso, atenção! Mas é muito mais. O diário da empresa fundada por Steve Jobs permite adicionar fotografias, vídeos, deixar mensagens de voz, entre muitos outros elementos. No fundo, tudo aquilo que ajudar a resumir o teu dia.
Trata-se de uma aplicação disponível em todas as plataformas da Apple e que tem, na sua simplicidade, uma das maiores ferramentas. Afinal de contas, um diário deve ajudar a soltar energias e a descomprimir, nunca a complicar ainda mais. O Journal segue essa mesma linha de raciocínio.
A Inteligência Artificial dá-te sugestões de tópicos para falares
Para evitar esquecimentos, a aplicação permite lembrar-te do momento exato em que deves tirar uns minutos para refletir sobre o dia. Através de uma espécie de lembrete, o Apple Journal dá a notificação de que é altura de escrever e, quando te faltam as palavras, ajuda-te, inclusive, com sugestões de diário. Como é que isso é possível? Com Inteligência Artificial, pois claro! Sempre a partir de informações do iPhone, como refere o Wired.
Desta forma, o Apple Journal pode-te colocar questões como "O que é que mudarias na tua semana?", ou "O que mais gostaste de fazer, hoje?", entre muitas outras. Tudo para dar o mote aos teus pensamentos terem a capacidade de se converter em palavras. Todos precisamos disso, às vezes, certo?