Apple iPhone 6- Principais inovações

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Ontem, a Apple surpreendeu o mundo com a maior mudança na companhia desde a apresentação do iPad. Fique a conhecer as principais inovações do novo Apple iPhone 6.

Com melhores ecrãs, processadores mais rápidos, melhores câmaras e acima de tudo, um design inovador, melhor do que qualquer outro iPhone. Um lindo desenho, umas bordas arredondadas e um ecrã que, aparentemente, se funde com as bordas do dispositivo. Este é o novo e elegante Apple iPhone 6. Vejamos cada uma destas inovações mais de perto:

Design

O Apple iPhone 6 é a prova de que a mudança é inevitável, e de facto, é a maior alteração da companhia no departamento de smartphones. Tanto a nível de hardware como de software, algo está diferente,seja neste novo e grande dispositivo, ou no iOS 8 que já está, consideravelmente mais aberto e facilitará a vida aos desenvolvedores. Boas notícias, novos equipamentos e ventos de mudança…e claro, há dois modelos!

Com este novo design, ultrafino, a Apple junta-se ao clube dos super elegantes, um dispositivo abaixo de 7 milímetros de espessura. Mais impressionante ainda, e tendo em conta que o Apple iPhone 6 tem um chassis unicorpo em alumínio, é o seu peso, com apenas 129 gramas.

O único defeito a meu ver, é a lente da câmara, ligeiramente protuberante. Interrompe a, até aí, linguagem limpa e uniforme do design. É o preço de uma cintura tão delgada, todo o módulo da câmara ocupa ligeiramente mais do que os 6.9 milímetros do restante corpo, daí ser inevitável esta "corcunda" que, apesar de incómoda, poderá salvaguardar a lente contra alguns riscos.

Esta mudança radical, entre um dispositivo com linhas rectangulares, para um com linhas mais arredondadas, é finalizada pelas linhas da antena que percorrer o corpo em alumínio do dispositivo, mais uma vez de aparência questionável mas utilidade inegável, uma vez que caso contrário a recepção de sinais seria quase nula devido a todo o metal.

Ecrã Maior

O Apple iPhone 6 tem um ecrã IPS LCD de 4.7 polegadas, com uma resolução de 750 x 1334 pixeis, o que resulta numa densidade de pixeis de 326 ppi, mais do que bom para um tamanho inferior a 5 polegadas. Segundo os padrões de 2014, um ecrã de 4.7 polegadas está a meio caminho entre o pequeno e o grande, para smartphone. Contrariando o "senso comum", a Apple deu o salto para as 4.7 polegadas, o maior aumente de ecrã da história dos iPhones.

Apesar deste aumento de tamanho para 4.7 polegadas de ecrã, resultando numas dimensões finais de 138.2 x 67.1 x 6.9 mm, o seu corpo foi tão comprimido e arredondado, que este novo Apple iPhone 6 parece misturar o ecrã com as bordas e o restante corpo. Basta ver as imagens com um fundo preto, no caso do iPhone 6 Preto, ou imagens com fundo branco, num iPhone 6 Branco. Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Consegue distinguir onde acaba o ecrã e onde começam as bordas do restante corpo do Apple iPhone 6? Pois, bem me parecia!

Novo Processador

O processador caseiro da Apple, o A8, tem maior velocidade do que o seu antecessor, o A7, e além disso possui um núcleo satélite, o M8 que se especializa em várias tarefas que exijam pouco consumo energético, como a gestão dos sensores, contribuindo assim para um aumento da autonomia do Apple iPhone 6.

Este novo A8 quad-core, incorporado na motherboard, a 64 bitsfoi construído especificamente para esta nova geração de equipamentos e promete resultados fantásticos. Este novo processador será 25% mais rápido que o que temos no iPhone 5S, e o processador gráfico, ou GPU será 50% melhor do que o seu antecessor. Mais capacidade de processamento com mais 2 núcleos, numa arquitectura de 64 bits, com uma gráfica 50% melhor.

O novo núcleo tem suporte para mais de 20 frequências LTE, o que é mais do que muito, e bem superior à concorrência, de momento. Terá também suporte para LTE em roaming, Voice Over LTE, e poderá fazer chamadas pela rede wi-fi. Portanto se não tiver sinal de rede mas tiver internet sem fios, poderá na mesma fazer chamadas. Além disso, as velocidades wi-fi serão três vezes mais rápidas, comparativamente com o seu antecessor, o iPhone 5s.

Este novo co-processador M8 traz também um barómetro, que permite medir a pressão atmosférica e acompanhar mais atentamente os seus percursos diários, por exemplo, quantos degraus sobe ou desce por dia. Relativamente à duração da bateria de 1810 mAh, graças e este novo processador A8, bastante mais rápido e eficiente, poderá usufruir do seu Apple iPhone 6 durante 10 horas com ecrã ligado, enquanto vê vídeos, passeia ou trabalha pela internet, entre outras coisas. É uma excelente melhoria de autonomia, mas mesmo assim...

iSight Reforçada

A Apple recusa-se, mais uma vez, a aumentar a resolução de 8 MP da sua câmara, e certamente terá os seus motivos. Apesar disto, esta nova iSight tem umas quantas melhorias, nomeadamente, pixeis de 1.5µm, uma abertura de f/2.2 e uma lente de 5 fases.

Infelizmente, a câmara do iPhone 6 não tem OIS, estabilização óptica de imagem, apenas uma estabilização digital. Esta câmara tem uma novo tecnologia, chamada Focus Pixels, que ajuda a definir e obter uma focagem mais rápido do que nunca. Neste aspecto inspirou-se, e bem, nas DSLR's, em que são os pixeis que determinam a direcção ou o campo de focagem. Pode também, capturar vídeos a 1080p FHD, a 60 frames por segundo, ou até fazer vídeos mais dramáticos utilizando a slow-motion a 240fps.

A câmara frontal, a “nova” FaceTime HD (720p) com um “novo” sensor de abertura f/2.2, capaz de absorver até mais 81% de luz, para umas selfies mais brilhantes e cheias de vida.

Apple Pay via NFC

Uma das grandes revelação da Apple na sua apresentação, foi o anúncio do serviço Apple Pay, ou iPay se preferirem. Esta nova aplicação irá trabalhar em conjunto com a PassBook, para tentar mudar o padrão de pagamentos com cartão de crédito, e tentar levar as pessoas a utilizar o pagamento digital.

Esta Apple Pay funciona da seguinte maneira, o iPhone 6 tem um novo e revolucionário chip de NFC, algures no topo do dispositivos, que lhe permitirá pagar as suas compras em várias lojas, seja no MacDonalds, Subway, Starbucks e outras grandes cadeias, e claro está, nas Apple Stores. Para conseguir isto, a Apple fez várias parceiras com a Visa, Mastercard, American Express, entre outras.

Maior velocidade de LTE e Wi-fi

Em termos de velocidades LTE, o Apple iPhone 6 pode fazer downloads até 150 Mbps, caso o seu operador consiga proporcionar-lhe tamanha velocidade é claro. Além disso, também suporta mais frequências LTE do que qualquer outro dispositivo para uma maior e melhor compatibilidade com qualquer rede 4G a nível global.

Quanto às suas proezas de wi-fi, o Apple iPhone 6 consegue fazer downloads a 1 GB por segundo, sim, 1 GB, se o seu router suportar, a cada segundo, 60 GB num minuto, e por aí fora. Impressionante não acha? Mas fica ainda melhor, o Apple iPhone 6 pode fazer chamadas telefónicas via wi-fi, caso o seu sinal de rede móvel seja fraco, o dispositivo alterna automaticamente para a rede wi-fi. Portanto lá se vai a desculpa de estar sem sinal...a menos que também não tenha wi-fi.

O que acha deste Apple iPhone 6 e da sua versão Plus ? Estava à espera de mais ou ficou contente com o novo iPhone 6? Veja-o de todos os ângulos!

Deixa o teu comentário abaixo, um Like na página do Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt 8 e 8.1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.