Apple iPhone 5se chega já em março com design clássico e interior renovado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Esta é a maior fuga de informação, sobre o próximo iPhone de 4 polegadas, que tivemos conhecimento até ao momento. As informações são muitas mas vamos analisar todos estes dados com precaução. Em primeiro lugar, o nome deste iPhone será Apple iPhone 5se e não iPhone 6c ou iPhone 7c como tem vindo a ser sugerido.

Conhecido internamente por "N69", este smartphone chegará ao público com o nome de Apple iPhone 5se. Bem sei, um nome esquisito, passo a explicar:

O sufixo "se" significa "special edition", referindo-se a uma nova versão do antigo iPhone 5 e 5S com 4 polegadas de ecrã. O design deste novo Apple iPhone 5se será baseado no dispositivo de 2013 mas os seus componentes internos serão actualizados, bem como o software.

Um design clássico com o interior reforçado

As especificações

O Apple iPhone 5se terá um ecrã de 4 polegadas, o processador Apple A8 e o co-processador M8, esta é a configuração utilizada pelos iPhone 6 e iPhone 6 Plus que tão bem conhecemos. Este novo Apple iPhone 5se terá a possibilidade de capturar Live Photos, a funcionalidade que te permite tirar uma foto com 1.5 segundos de ação imediatamente antes da foto ser capturada e 1.5 segundos após teres carregado no botão. O resultado? Uma foto animada com 3 segundos de acção que dá vida às tuas fotos.

O objectivo deste Apple iPhone 5se

Equipado com conectividade NFC, este Apple iPhone 5se tentará expandir e generalizar o uso da funcionalidade Apple Pay fora dos Estados Unidos da América. Terás também um barómetro no seu interior para a aplicação de saúde registar a altura a que te encontras. E claro, termos aqui Bluetooth 4.2, VoLTE (voice-over LTE) e Wi-fi 802.11ac.

Implementar alguns dos serviços que a Apple tem vindo a desenvolver, recuperar um dos designs e formatos mais icónicos dos smartphones da Apple, apesar das arestas metálicas serem substituídas por um painel com vidro arredondado como temos nos novos equipamentos. E por último, consolidar o domínio do iPhone nos mercados emergentes. Estes são os principais objectivos para o novo Apple iPhone 5se.

O jack de 3.5mm não vai desaparecer

Vê também: Google paga mil milhões de dólares à Apple

Este Apple iPhone 5se de 4 polegadas estará disponível em Prateado, Cinza Sideral e Rosa Dourado.

O preço e data de lançamento

Segundo as mais recentes fugas de informação ou leaks, a Apple irá celebrar um evento em março, durante o qual este novo equipamento com ecrã de 4 polegadas deverá ser anunciado ao público.

Relativamente ao preço, o Apple iPhone 5se deverá custar entre 449 a 499 dólares, valores sem impostos e para o mercado chinês. Este equipamento já está a ser montado nas linhas de produção por isso é uma questão de esperar mais umas semanas até o conhecer-mos oficialmente!

Pessoalmente não sei se o falecido Steve Jobs aprovaria o lançamento deste Apple iPhone 5se mas o actual CEO, Tim Cook, não aprovaria um projecto destes se não tivesse indícios sólidos do seu sucesso.

Talvez queiras ver:

  • O Xiaomi Mi 5 já tem data oficial de apresentação, a espera está a chegar ao fim!
  • Depois do Windows, a Acer trará o seu flagship com Marshmallow
  • DEAL ALERT: Teclast X98 Plus com Windows 10 e Android 5.1 num tabet de 183€
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.