Apple iPhone 15 Pro será o melhor smartphone que não vou comprar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A geração de smartphones Apple iPhone 15 será apresentada em setembro de 2023, portanto, temos ainda vários meses até ao tradicional evento de outono da gigante de Cupertino. No entanto, os rumores voltam a apontar um aumento substancial do preço para os Apple iPhone 15 Pro.

Tal como já demos a conhecer na 4gnews em ocasião anterior, estes rumores vão ao encontro das expectativas de vários analistas de mercado. Ou seja, é provável que além das mudanças de hardware, o próximo flagship da Apple seja (ainda) mais caro que os atuais Apple iPhone 14 Pro.

Apple iPhone 15 Pro terá preço aumentado em 2023

Apple iPhone 15 Pro

Ainda que o inabalável avanço da tecnologia móvel significa a introdução de processadores mais poderosos, câmaras mais capazes e ecrãs mais brilhantes, certo é que a escalada de preços continua galopante. Dito isto, sem desmerecer o papel e importância da gigante de Cupertino no segmento mobile, para este ano contamos já com um novo aumento de preços que considero provável.

Escusado será dizer que o preço a que a Apple vende o seu iPhone tem aumentado gradualmente. Em especial, na Europa e sobretudo em Portugal fruto também da nossa carga fiscal. Mais que nunca, em mercados como a Ásia e Europa, o iPhone é um objeto de cobiça e associação a um estilo de vida premium.

Note-se, porém, que no seu mercado natal, os Estados Unidos da América, o preço do iPhone tem estado estável. Ou seja, não temos aumentos no seu preço há vários anos. Porém, ao que tudo indica, isso mudará já na próxima geração de telefones iOS.

Aumentos no preço dos iPhone 15 aplicados também nos EUA

Apple iPhone 15 Pro

A pedra de toque sendo aqui o aumento praticado no seu mercado natal. Segundo os rumores, este telefone começará nos 1100 dólares face aos atuais 1000 dólares pelo iPhone 14 Pro. Ou seja, um aumento na ordem dos 100 dólares que deverá ter uma equivalência também na Europa, subindo outros 100 euros para o bolso dos consumidores.

Recordamos, aliás, que esta tese foi avançada pelo analista de mercado Jeff Pu da empresa de investimentos Haitong International Securities. O objetivo? Compensar o custo de produção e novas tecnologias introduzidas nos modelos Pro de próxima geração.

Em simultâneo, teremos também um fosso crescente entre os modelos-base, mormente o modelo iPhone 15 Plus e os dois modelos da gama Pro. Mais que nunca, a clivagem entre os dois equipamentos será notória, indo além das suas caraterísticas técnicas.

iPhone 15 Pro mais caro e divergente dos iPhone 15

iPhone15新配色 pic.twitter.com/5qaVrgmvf4

— 乙酸 (@Chisawa_ch) 4 de março de 2023

Mais colorido que nunca, o modelo base do iPhone 15 será o telefone apontado para as massas. Porém, a Apple acredita que o apelo dos modelos premium será mais forte que nunca. Ou seja, quanto mais caro e poderoso for o modelo Pro, maior será a vontade de o comprar mesmo que os modelos-base continuem a melhorar.

Enquanto isso, acredito piamente que o iPhone 15 Pro traga novo e melhorado hardware. Por exemplo, novo processador A17 Bionic será um SoC de nova geração mais rápido, ágil e sobretudo poupado no consumo energético, algo que se traduzirá em melhor autonomia.

Teremos finalmente a porta USB do Tipo C para um carregamento mais rápido da bateria e a comodidade de o fazer com os cabos que já temos em casa.

Qualidade de construção e SoC A17 Bionic na lista de novidades dos iPhone 15 Pro

The iPhone 15 Pro and iPhone 15 Pro Max will be more expensive than the current Pro models 😬This will be the first Pro model price increase since the iPhone XSource: Jeff Pu pic.twitter.com/niNjTcOTUP

— Apple Hub (@theapplehub) 15 de março de 2023

Em simultâneo, contamos também com um aumento da memória RAM que também ajudará no desempenho a longo prazo. Teremos ainda mudanças no sistema de feedback tátil, para uma experiência aperfeiçoada e mais gratificante. Há ainda a indicação de uma alteração para o formato dos botões laterais, agora com botões de estado sólido com feedback tátil, por exemplo.

É também provável que o novo iPhone 15 Pro inclua um sistema de objetiva periscópica, com várias lentes a compor um novo sistema de ampliação ótica (zoom ótico) mais capaz nos modelos Pro e Pro Max.

Sem esquecer a possível utilização do titânio na sua estrutura, vindo melhorar o que já era ótimo - a qualidade de construção dos próximos modelos de iPhone. Tudo isso, claro, comportará um aumento do custo de produção para os produtos em causa.

Em suma, é impossível esconder a curiosidade para com os iPhone 15 Pro. Porém, com o esperado aumento de preços fica difícil, senão impossível justificar a sua compra quando equacionamos o seu real custo assim que chegar também a Portugal.

Por fim, até ao próximo mês de setembro, e lançamento em meados desse mês ou inicio de outubro, certo é que ainda muito pode mudar.

Apple redesigns their flagship iPhone every 3 years.iPhone 6 redesign in 2014iPhone X in 2017iPhone 12 in 2020iPhone 15 in 2023iPhone 18 in 2026That's the year I expect Apple to put the Face ID sensors & camera underneath the display on the 18 Pro/Max/Ultra models. https://t.co/Ag2PPG48Ly

— Vadim Yuryev (@VadimYuryev) 9 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.