Apple iPhone 14 Pro terá diferenças dramáticas face ao iPhone 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima geração de smartphones Apple iPhone 14 deve chegar em setembro de 2022 durante o tradicional evento de outono da tecnológica norte-americana. Aí ficaremos a conhecer três novos modelos, com a versão Mini a ser descontinuada caso os rumores estejam corretos. Por outro lado, os modelos Pro terão ainda mais diferenças face ao modelo base da gigante de Cupertino.

Apesar de faltarem vários meses para a revelação oficial dos produtos, a gama Apple iPhone 14 tem feito várias manchetes nas últimas semanas graças ao surgimento de várias fugas de informação e alguns detalhes a surgir online. O mais recente dá conta de um aprofundar do fosso que separa os modelos Pro do modelo convencional, apetrechando ainda mais os modelos mais caros.

Apple iPhone 14 e iPhone 14 Pro Max terão ainda mais trunfos face ao iPhone 14

Esta tese foi avançada recentemente por Ming-Chi Kuo, analista dedicado aos desígnios da maçã. Para Kuo, encontraremos o processador Apple A16 Bionic nos modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. Por outro lado, o iPhone 14 - modelo base - e possivelmente um modelo iPhone 14 Max, manterão o chipset Apple A15 Bionic, possivelmente otimizado para 2022.

Seria a primeira vez que, numa nova geração de telemóveis Apple teríamos diferenças relativamente ao processador dos dispositivos, mas há mais. Apesar de todos os modelos receberem mais memória RAM, passando de 4 GB para 6 GB, só nos modelos Pro é que estaria presente o padrão LPDDR5 RAM, ao passo que os modelos base usariam o padrão LPDDR4X RAM.

Diferenças profundas entre os modelos Pro e os iPhone 14

Em simultâneo, nos modelos Pro podemos ter uma notch reduzida, ou apenas as perfurações de ecrã necessárias para a câmara frontal e para o sistema FaceID. Já nos modelos base continuaríamos a ter a familiar notch presente na atual geração.

As diferenças mais notórias estarão na câmara fotográfica para os novos modelos. De acordo com as fugas de informação, apenas os modelos Pro terão os novos sensores de 48 MP, bem como a gravação de vídeo até 8K.

Por outro lado, os modelos base manterão o alinhamento duplo de câmaras a 12 MP que encontramos atualmente na geração iPhone 13. Note-se, contudo, que para já nenhuma destas informações foi confirmada, pelo que só em setembro próximo teremos certezas.

Sintetizando, caso esta tese se verifique, em 2022 a Apple aumentará o fosso entre ambos os modelo com o intuito de estimular as vendas dos modelos mais caros.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO revela segredos da construção em cerâmica do smartphone Find X5 Pro
  • Aspirador robot Roomba i3 agora ao melhor preço na promoção Amazon
  • Samsung Galaxy M53 5G: caraterísticas e preços do próximo smartphone Samsung
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.