Apple iPhone 13: os fatores que permitem superar até o iPhone 12 Pro

Rui Bacelar
Comentar

O Apple iPhone 13 é o novo telefone base da gigante de Cupertino, a porta de acesso ao ecossistema da maçã e um dos mais cobiçados smartphones iOS do momento. Foi apresentado em setembro último e reúne várias melhorias, sobretudo na qualidade e capacidades para captação de fotografia e vídeo, tal como atesta agora a DxO, responsável pelo ranking DxOMark.

A entidade máxima na avaliação e classificação das câmaras fotográficas digitais coloca agora o Apple iPhone 13, modelo standard, acima do modelo Pro do ano passado. Com efeito, o Apple iPhone 12 Pro foi superado pelo modelo base de 2021.

Para tal, há pelo menos dois fatores que justificam a primazia do modelo base mais recente.

DxOMark atribuiu vantagem ao iPhone 13 sobre o iPhone 12 Pro

DxOMark ranking Apple
Ranking atual dos principais smartphones na página da DxOMark

Entre os fatores que contribuem para o seu sucesso, no novo Apple iPhone 13, destaca-se o seu módulo fotográfico principal. O telefone usa o mesmo sensor presente no iPhone 12 Pro Max, agora, contudo, com Dual-Pixel autofocus em detrimento do sistema PDAF. Segundo a DxOMark este é o primeiro dos fatores que o colocam acima do modelo Pro do ano passado.

É graças a este módulo que luz captada é canalizada por uma objetiva com abertura focal de f/1,6, atingindo um sensor com tecnologia de estabilização Sensor Shift para reduzir as vibrações. A resolução mantém-se nos 12 MP. Esta é a segunda grande razão para o novo modelo (base) superar o modelo Pro de 2020.

Note-se ainda que o sensor principal é acompanhado por um secundário, de 12 MP, com objetiva ultra-grande angular. A respetiva objetiva tem uma abertura de f/2,4 capaz de captar imagens mais nítidas e cobrir uma maior área (120 graus) com a objetiva equivalente a 13 mm.

Apple iPhone 13
Os principais resultados do iPhone 13 na DxOMark

Sabíamos já de antemão que o iPhone 13 Pro havia superado ambos os modelos iPhone 12 Pro do ano passado. Todavia, vemos agora o modelo base, sem considerar o iPhone 13 mini, a superar até mesmo o 12 Pro apresentado em outubro de 2020.

Para os maiores entusiastas de fotografia e dispositivos Apple apontamos a nossa notícia prévia. Aí podem encontrar a súmula das conclusões desta entidade após analisar as câmaras do telefone em questão.

Recapitulando, a DxOMark atribui uma pontuação geral de 130 pontos ao iPhone 13. Esta divide-se em 138 pontos na qualidade da fotografia captada.

É, portanto, uma das mais elevadas pontuações neste segmento. Aliás, até o desempenho da ampliação é digno de nota com 55 pontos atribuídos ao "zoom".

Excelente telefone para captação de fotografia segundo a DxOMark

Apple iPhone 13
Os vários esquemas de cor para os novos Apple iPhone 13 / mini.

Tal como mencionado supra, o iPhone 13 também usufrui da tecnologia Sensor Shift introduzida em 2020. Isto traduz-se em resultados melhores tanto em fotografia como em vídeo.

Assim, é com naturalidade que vemos esta pontuação francamente superior no iPhone 13 face ao modelo Pro do ano passado. Aliás, poderíamos ainda invocar um terceiro fator no aperfeiçoamento do software de processamento da imagem e o novo processador A15 Bionic.

Por fim, vemos os iPhone 13 e iPhone mini empatados no 10.º lugar da DxOMark. A lista dos melhores telefones para fotografia está disponível, com boas surpresas incluindo os lançamentos deste ano da tecnológica de Cupertino.

O Apple iPhone 13 custa desde 929 € em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.