Apple iPhone 13: a nova geração promete uma surpresa nas câmaras fotográficas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em setembro próximo será apresentada a geração iPhone 13 pela californiana Apple. Os novos modelos terão uma nova câmara principal segundo o reputado analista de mercado Ming-Chi Kuo que partilhou recentemente uma nota aos investidores.

A melhor câmara continuará presente, em exclusivo, no Apple iPhone 13 Pro Max, modelo de topo que se espera estar equipado com o maior módulo fotográfico até à data. O trunfo residirá numa nova objetiva com abertura focal de f/1,5 para aproveitar mais luz.

Kuo acredita numa objetiva mais luminosa para o iPhone 13 Pro Max

Em jeito de comparação, os modelos iPhone 13 Pro, iPhone 13 e iPhone 13 mini usarão uma objetiva com abertura focal de f/1,6 ao passo que o modelo mais caro terá então a objetiva mais luminosa, a f/1,5. Ainda que a diferença possa parecer risível, não o é.

O analista em questão, Ming-Chi Kuo é provavelmente a entidade mais respeitada no que aos novos desígnios da Apple diz respeito, estando sempre atento às palpitações do mercado e respetivos fornecedores. Assim, temos esta nova pista sobre os iPhone 13.

Ao passo que três dos quatro modelos terão câmaras principais iguais, ou muito idênticas aos iPhone 12, 12 Pro e 12 mini, no modelo mais caro teremos mais luz a chegar ao sensor. Isto graças à maior abertura focal - menor valor da fração "f/" - com a nova objetiva.

A melhor câmara estará no Apple iPhone 13 Pro Max

Apesar de a melhor objetiva estar reservada para o iPhone 13 Pro Max, toda a gama de telefones Apple usará objetivas compostas por 7 lentes ou elementos óticos. O analista aponta a utilização de uma configuração idêntica para todos os modelos nas respetivas câmaras principais.

As novas objetivas com 7 elementos óticos (em vidro) reduzirão as aberrações cromáticas, distorções de perspetiva e aumentarão o índice de transmissão da luz. Assim, graças a esta conjugação de fatores, podemos ter ainda melhores fotos noturnas, ou quando a luz escasseia.

O fornecedor dos elementos óticos será a chinesa Sunny Optical que atualmente estará já a fazer a verificação da qualidade dos componentes para as objetivas dos iPhone 13.

Relembramos, mais uma vez, que estes elementos óticos estarão presentes na câmara principal (traseira) de cada iPhone 13. Não sabemos, para já, os detalhes dos sensores como a resolução e configuração dos mesmos.

Espera-se, por fim, que a produção dos novos elementos óticos arranque já no segundo trimestre de 2021 para atingir os volumes exigidos pela Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme 8 Pro: o smartphone do momento mostra a sua "fibra" em teste de tortura
  • YouTube quer esconder os "dislikes" nos vídeos para educar os utilizadores
  • Xiaomi: os 6 melhores produtos e gadgets apresentados no mega-evento!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.