Apple iPhone 12 podia ter um dos trunfos da Samsung e Huawei

Rui Bacelar
Comentar

O carregamento sem-fios reversível foi introduzido com o Huawei Mate 20 Pro em 2018, tornando-se rapidamente numa comodidade apreciada pelos utilizadores para, por exemplo, carregar os auriculares Bluetooth, ou smartwatch em caso de necessidade.

De acordo com uma publicação da agência norte-americana FCC, a reguladora federal das telecomunicações, também os novos iPhone 12 da Apple podiam dar aos utilizadores esta opção. Os meios para tal existem, mas a função terá sido desativada pela Apple.

A Apple terá desativado o carregamento reversível nos iPhone 12

Apple iPhone 12

A Samsung também abraçou esta funcionalidade no seu Wireless PowerShare, útil para partilhar alguma energia com outros smartphones e gadgets variados. Na prática, o smartphone torna-se dador de energia e a sua bateria diminuirá.

Entretanto, já no ano passado circulavam vários rumores que tocavam nesta possibilidade para os Apple iPhone 11, sobretudo para os modelos Pro. Algo que acabaria por não se materializar e, novamente, os rumores acabariam por se silenciar.

Mais recentemente, em 2020, durante os meses que antecederam a apresentação dos Apple iPhone 12 a mesma hipótese seria avançada. Ao mesmo tempo, foi sugerido que na gama iPhone 11 o carregamento reversível fora desativado via software, algo que viria a ser desmentido.

Os iPhone 12 podem vir a ter carregamento sem-fios reversível

If this FCC filing is any indication, the iPhone 12 may have a hidden reverse charging feature. Perhaps MagSafe on the new AirPods? https://t.co/QhFQtOgoRB https://t.co/OAKzzb5U3B pic.twitter.com/pqAVcjLCyN

— Mark Gurman (@markgurman) 28 de outubro de 2020

O relatório da agência norte-americana aponta a presença do carregamento sem-fios usando o sistema Qi, mais concretamente com uma "função de carga a 360 kHz". Até ao momento a Apple não mencionou o assunto, nem o deverá fazer tão cedo.

Ainda assim, de acordo com o jornalista Mark Gurnman da Bloomberg, a Apple pode estar a guardar esta função para futuros acessórios e gadgets. Mais ainda, a sua introdução pode acompanhar a próxima geração de AirPods, já com MagSafe.

Esta hipótese seria francamente útil para os utilizadores que passariam a poder carregar os AirPods através dos iPhone 12. Isto é, bastaria pousar a caixa dos auriculares Bluetooth da Apple na traseira do smartphone para receber alguma carga.

Até ao momento não temos dados concretos sobre os AirPods 3, ou AirPods Pro 2, mas contamos com a sua chegada em março no evento de primavera, ou durante a segunda metade de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.