Apple iPad Mini terá direito ao mesmo processador dos iPhone 13

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Após a renovação da linha iPad Pro, a Apple prepara agora uma atualização para o seu modelo menor, o iPad Mini. A sexta iteração deste tablet promete ser relevante, com muitas novidades que os utilizadores irão adorar.

Um novo relatório veiculado pela publicação 9to5 Mac vem oferecer mais detalhes sobre o iPad Mini 6. De entre as várias novidades avançadas, uma das mais relevantes tem que ver com o processador que a Apple irá usar neste tablet.

iPad Mini 6 terá como processador o A15 Bionic

Segundo fontes com conhecimento dos planos da Apple, o novo iPad Mini virá equipado com o processador A15 Bionic. Será o mesmo SoC que a Apple apresentará em setembro e que vai equipar toda a linha de smartphones iPhone 13.

Trata-se de um SoC desenvolvido ao abrigo da litografia de 5nm, a mesma utilizada para o desenvolvimento do A14 Bionic. Apesar da manutenção do processo de fabrico, espera-se que o A15 Bionic ofereça algumas vantagens relevantes face ao seu antecessor.

As mais relevantes serão o aumento no desempenho do equipamento e uma melhor eficiência energética. Detalhes que já foram publicados antecipadamente, tal como demos a conhecer anteriormente.

Futuros modelos do segmento iPad serão equipados com uma derivação do A15 Bionic. Espera-se que esse fique conhecido como A15X, possivelmente com alguns incrementos no desempenho.

USB-C e suporte para novos acessórios

O mesmo relatório da 9to5 Mac aponta outras novidades do iPad Mini 6. Teremos a transição para a entrada USB-C já dominante na linha Pro dos tablets da Apple, potenciando uma maior uniformização entre os seus produtos.

É esperado ainda a implementação do Smart Connector, abrindo a porta para um universo de acessórios para o iPad Mini 6. Estes poderão ser desenvolvidos por entidades terceiras ou pela própria Apple.

Este relatório vem ainda reiterar a expectável mudança no design do iPad Mini 6. Este terá agora um design semelhante ao do iPad Air, consistindo na remoção do botão home para apresentar um ecrã com melhor aproveitamento do corpo produto.

Fica, porém, por esclarecer quando é que a Apple irá desvendar o novo iPad Mini. Será no final do ano certamente, mas em setembro será tempo de ficarmos a conhecer o novo tablet da linha de entrada do iPad.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: já sabemos quando chega o próximo iPhone barato, o iPhone SE 3
  • Apple: novos iPhone 13 devem herdar ótima caraterística dos Apple Watch
  • Apple: estes foram os modelos de iPhone mais vendidos no último trimestre
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.