Apple iPad mini (2021) tem o mesmo processador dos iPhone 13, mas deixa a desejar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Appledotou os novos iPhone 13 e iPad mini de 6.ª geração, ou iPad mini (2021) do mesmo processador A15 Bionic. Ainda assim, os primeiros resultados de testes efetuados na plataforma Geekbench apontam diferenças no desempenho entre estes novos produtos Apple para 2021 e 2022.

Mais concretamente, ao passo que nos vários modelos de iPhone 13 este chip A15 Bionic tem uma frequência máxima de processamento a 3,2 GHz, no novo tablet iPadOS este valor encontra-se reduzido para 2,9 GHz. Temos, por isso, o mesmo processador, mas diferentes configurações para os smartphones e tablets, respetivamente.

O processador mais recente da Apple é o A15 Bionic

As diferenças na frequência máxima de processamento tornam evidente a diferença nas pontuações obtidas na plataforma Geekbench que avalia, por exemplo, o desempenho gráfico de cada chip. Além disso, também quantifica o "poder" de processamento de cada núcleo em separado, bem como no conjunto - teste multi-core.

Então, quão diferente será o desempenho dos Apple iPhone 13 perante o Apple iPad mini (2021)? Mínima. Ainda que a frequência máxima de processamento tenha sido limitada pela Apple, a quebra de performance estará quantificada na ordem dos 2% até 8%.

Importa notar que estas pontuações foram obtidas na versão Geekbench 5 desta aplicação de benchmarks. Aí, o tablet compacto da Apple obteve as pontuações de 1 595 e 4 540 pontos em single-core e multi-core, respetivamente.

Por outro lado, o iPhone 13 Pro totalizou 1 730 e 4 660 pontos em single-core e multi-core, respetivamente.

O chip também está presente nos Apple iPad mini (2021)

Atualmente não sabemos o porquê de a Apple ter decidido limitar o desempenho do seu novo iPad equipado com o processador A15 Bionic. Não obstante, face à geração anterior equipada com o chip A12, o aumento de desempenho é de 40% na performance single-core e até 70% na performance multi-core. Em síntese, um grande incremento no poder de processamento.

Por outro lado, tal como revelou a informação Xcode 13 beta, a quantidade de memória RAM permanece inalterada, com 4 GB de RAM neste novo Apple iPad mini (2021).

Recordamos que este novo iPad mini foi apresentado na última terça-feira durante o evento "California Streaming" da Apple. Em Portugal o novo produto custa desde 569 € na loja oficial. Está disponível com 64 GB ou 256 GB de armazenamento interno.

As principais especificações do Apple iPad mini (2021)

  • Ecrã: 8,3 polegadas Retina Display com 2266 x 1488 pixeis, 326 ppp e brilho máximo de 500 nits, True Tone Display
  • Processador: Apple A15 Bionic com 2 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos eficientes, litografia de 5 nm a 64-bits, Neural Engine de 16 núcleos
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: disponível com 64 GB ou 256 GB
  • Câmara traseira: 12 MPf com abertura /1,8, Quad-LED True Tone flash
  • Câmara frontal: 12 MP (ultra-wide)
  • Microfones duplos para chamadas, altifalantes duplos (estéreo)
  • Touch ID
  • Disponível com ligação Wi-Fi e Wi-Fi + 5G
  • Disponível em Cinzento Sideral, Roxo, Luz da Estrelas (dourado) e Rosa

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13: estes são os países onde é mais caro e mais barato comprar os telefones Apple
  • iPhone 13 e iPhone 13 Pro já estão em pré-venda em Portugal: preços e data de envio
  • Lisboa, o pano de fundo para a apresentação dos Apple iPhone 13
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.