Continua ao rubro a disputa entre a Google e a Apple relativa à integração de funcionalidades de IA nos seus novos smartphones, sobretudo nas funcionalidades de gravação e transcrição de chamadas.
No mesmo dia em que o 4Gnews fez eco dos rumores sobre a integração da funcionalidade “Call Notes” na nova série de smartphones Google Pixel 9, a Apple disponibilizou a versão beta 1 do iOS 18.1 com capacidade para gravar e transcrever as chamadas telefónicas.
A informação está a ser avançada pelo Android Authority, indicando que os developers e os utilizadores de iPhone 15 Pro e 15 Pro Max que estejam inscritos no programa de desenvolvimento do iOS já podem testar a nova funcionalidade.
Chamadas convencionais, transcrição inteligente
A nova funcionalidade pode ser acionada premindo a opção de gravação de áudio no próprio ecrã de chamada, que automaticamente ativa também um alerta de gravação da chamada transmitido aos outros intervenientes.
Terminada a conversa, a gravação é depois gravada nas Notas, de forma automática, juntamente com a transcrição que, entretanto, foi também gerada automaticamente.
Até esta fase os recursos de IA da Apple são apenas usados no próprio dispositivo, através do Apple Neural Engine integrado. Desta forma a Apple protege os dados pessoais dos utilizadores envolvidos, permitindo também um funcionamento mais eficiente.
A ligação aos servidores de IA da Apple é apenas necessário para efetuar resumo da transcrição criada.
O suporte à gravação de chamadas no iOS 18.1 estará disponível a todos os public testers nas próximas semanas, com uma versão mais estável do SO prevista para outubro.