Apple: iOS 15 continua aquém da adoção inicial do iOS 14

Bruno Coelho
Comentar

Volvidos alguns meses após ter sido lançado, o iOS 15 tarda em ter os níveis de adoção do seu antecessor. Este fenómeno pode dever-se a alguns erros associados a esta versão, ou até ao facto de utilizadores com equipamentos mais antigos simplesmente preferirem não atualizar.

É que, ao que tudo indica, o iOS 15 será o fim da linha para smartphone com o iPhone 6S e o iPhone SE de primeira geração, no que diz respeito a grandes atualizações. Outro pormenor é que a Apple também passou a permitir aos utilizadores manterem-se no iOS 14, recebendo igualmente atualizações de segurança.

Segundo os dados mais recentes da App Store, a 11 de janeiro eram 72% dos iPhone lançados nos últimos quatro anos a rodar o iOS 15. É bom realçar que 26% destes modelos ainda se encontram no iOS 14, e só 2% em versões anteriores.

63% dos iPhone compatíveis estão no iOS 15

Quando esticamos a corda para todos os equipamentos compatíveis com iOS 15, a percentagem é obviamente menor. 63% dos equipamentos compatíveis com o iOS 15 já se encontram nessa versão, sendo que 30% ainda se mantêm no iOS 14. 7% estão ainda em versões anteriores.

Números oficiais de adoção do iOS 15 e iPadOS 15 a 11 de janeiro de 2022
Números oficiais de adoção do iOS 15 e iPadOS 15 a 11 de janeiro de 2022

Há cerca de um ano os números eram bem mais consideráveis. Isto porque o iOS 14 tinha uma taxa de instalação de 81%. Esta é uma tendência que também se estende ao iPadOS 15 nos tablets da marca.

Pode ver-se que 57% dos iPad lançados nos últimos quatro anos contam com iPadOS 15, enquanto 39% ainda estão no iPadOS 14. Entre todos os iPad compatíveis com o iPadOS 15, 49% estão nesta versão, sendo que 37% se encontram na versão anterior.

Como referimos inicialmente, a Apple passou a permitir aos utilizadores manterem-se no iOS 14, recebendo igualmente atualizações de segurança. E isso pode explicar em boa medida estes números mais modestos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.