Apple iOS 14: existe uma função "secreta" que vai tornar os iPhones mais seguros!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O lançamento do iOS 14 trouxe várias novidades para o sistema operativo da Apple. No entanto, como acontece muitas vezes, as melhores funções não costumam ser mencionadas, sendo descobertas ao longo do tempo. Uma delas foi partilhada no Twitter e trata-se de uma função de privacidade.

O utilizador Benedict Evans detetou uma nova forma de alterar as permissões que as apps tem às fotografias. Desta forma, com o iOS 14, o utilizador pode controlar que acesso as apps tem às suas fotografias, podendo permitir acesso apenas a fotos selecionadas ou negar por completo.

Esta é uma excelente forma de oferecer uma camada extra de privacidade ao utilizador. Vamos supor que existe uma app que possui acesso às fotos mas tu não queres utilizá-la para tal. Em outro exemplo, queres publicar fotografias no Instagram, mas não queres que a aplicação tenha acesso a todas.

Eis que entra esta função. Esta é semelhante à escolha de partilha de localização, onde o iOS permite-te escolher se partilhas a localização sempre ou apenas quando a aplicação em questão está a ser utilizada.

iOS 14 vai avisar quando o microfone for utilizado

Outra função de segurança interessante é que sempre que o utilizador fizer uso da câmara ou microfone, uma pequena notificação estará no topo do ecrã. Assim, os utilizadores saberão se existem utilizações fraudulentas das ferramentas do iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12: Apple vai incluir de origem o acessório que todos querem!
  • Apple iOS 14: nova funcionalidade permite tocar na traseira do iPhone para abrir Apps
  • iPad tem uma falha que nem o iPadOS 14 vai resolver!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.