Apple introduz duas novas vozes para a Siri no seu iOS

Rui Bacelar
Comentar

A Apple removerá a voz feminina como predefinição na sua assistente virtual, Siri. De acordo com a publicação TechCrunch as mudanças entram hoje em vigor com a disponibilização da sexta versão de testes (beta) do sistema iOS 14.5.

Assim que esta versão - iOS 14.5 - chegar aos utilizadores através do canal público, de distribuição geral, estes terão que escolher uma de entre quatro vozes disponíveis para a Siri em Inglês aquando da configuração inicial do seu Apple iPhone ou iPad.

O iOS 14.5 traz várias novidades para a Siri

Apple iPhone iOS Siri

Recordamos que até ao momento a Siri, por definição, tem voz feminina, com os utilizadores a poder alterar este quesito nas definições da assistente em ocasião posterior. Portanto, agora terão que o fazer na primeira configuração do novo iPhone ou iPad.

A par desta alteração de raiz, a Apple aproveitou também para introduzir duas novas vozes para a sua Siri. Mais uma vez segundo a TechCrunch, temos gravações feitas por atores de voz que, posteriormente, são processadas pelo motor de voz da Apple.

Este etapa - processamento da voz pelo motor de síntese de voz a partir do texto - permite criar um discurso mais orgânico. Na prática, não só a cadência das palavras, como respetiva sonância e fluidez de discurso serão melhoradas consideravelmente.

Há duas novas vozes em Inglês para a assistente da Apple

Apple iPhone iOS Siri

Com disponibilidade global, as duas novas vozes somam-se às outras duas pré-existentes. São assim quatro opções à disposição dos utilizadores Apple, permitindo uma maior personalização desta assistente virtual presente nos dispositivos Apple.

Além do mais, a remoção da predefinição de voz da Siri também vem resolver uma potencial problemática. Serve para evitar qualquer preconceito que pudesse ser apontado à gigante de Cupertino face à associação da voz feminina ao papel de assistente.

Here’s a recording of Siri’s new lineup of American voices in iOS 14.5. Voices 1 and 4 are the existing ones, voices 2 and 3 are the new ones. pic.twitter.com/6emei4B3Z9

— John Gruber (@gruber) 1 de abril de 2021

A Apple dá assim um passo significativo para desconstruir conceções predeterminadas sobre como soa, ou deve soar uma assistente virtual. Esta escolha recairá agora sobre o utilizador durante o processo inicial de configuração do iPhone ou iPad.

Com a distribuição do iOS 14.5 teremos assim uma maior personalização da assistente virtual de Cupertino.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.