O iOS 18 é esperado com entusiasmo pelos fãs da Apple. Tudo indica que este chegará com várias funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) para se aproximar mais dos seus principais concorrentes.
Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, vem agora elucidar-nos um pouco mais dos planos da Apple nesta matéria. No seu último relatório, ele explica algumas das funcionalidades de IA que a Apple deverá lançar no iOS 18.
Sumário de notificações
Uma das novidades que a Apple deverá introduzir no iOS 18 é o sumário de notificações. Como o nome indica, este fará um resumo das tuas notificações, função ideal para aqueles que recebem muitas notificações no seu iPhone.
Potenciado por mecanismos de IA, esta função não irá cingir-se apenas às notificações. Segundo Mark Gurman, esta opção poderá ainda sumarizar notícias e transcrever gravações de voz.
Ferramentas de edição de fotos com IA
Tal como as suas principais rivais, a Apple também quer colocar aplicar a Inteligência Artificial à edição de fotos. Ela deverá lançar várias ferramentas que ajudarão os utilizadores a melhorar as suas fotografias, embora ainda não se conheçam mais pormenores.
Siri com maior capacidade de conversação
As novas tecnologias de IA deverão ainda chegar à Siri, numa tentativa de a tornar mais apelativa para os utilizadores. Segundo o que é adiantado, a empresa americana quer que a sua assistente virtual seja ainda melhor no diálogo com os utilizadores.
Aplicação do calendário será melhorada
A aplicação do Calendário deverá ser alvo de algumas melhorias. Infelizmente, Mark Gurman não avançou com as novas funções que a Apple tem em mente para esta aplicação própria.
Tarefas de IA serão processadas localmente
Mark Gurman adianta ainda que a Apple optará pelo processamento local para as suas funcionalidades de IA. Espera-se, portanto, um reforço nas capacidades de processamento neural dos novos processadores da tecnológica norte-americana.
Ainda assim, a empresa não descarta a opção por serviços de IA processados na nuvem. Neste caso, o processamento seria feito nos servidores da Apple, com grandes centros de dados potenciados pelos processadores Apple Silicon.
Relativamente ao chatbot da Apple, Gurman não acredita que seja apresentado na WWDC 2024. Ainda assim, levanta a possibilidade do anúncio de uma parceria com a OpenAI na conferência.
Em suma, temos boas razões para aguardar pela edição deste ano da WWDC. O evento dedicado ao software da Apple irá realizar-se no dia 10 de junho, ou seja, daqui a três semanas.