Apple: hedaset de Realidade Virtual e Aumentada só chega aos utilizadores em 2023

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Todos os rumores sobre o inovador headset da Apple de Realidade Virtual e Aumentada sugeriram que o equipamento chegaria ao mercado ainda este ano.

Mas agora novas informações dão conta de que apenas em 2023 é que o modelo chega às mãos dos utilizadores. Mas parece que a espera vai ser menor do que antecipado, já que o tão desejado headset deverá ser lançado logo no primeiro trimestre de 2023.

Headset Apple chega no primeiro trimestre de 2023

São muitos os rumores a circular sobre o novo headset de Realidade Virtual e Aumentada da Apple que não só revelam as especificações incluídas, como o apontam como o substituto do iPhone. Mais, todas as fugas de informação indicavam que o equipamento iria chegar ainda durante este ano.

Mas agora Jeff Pu, analista da Haitong International Securities, divulgou publicamente que o tão desejado headset só chega no próximo ano. Para acalmar as mágoas dos utilizadores mais expetantes com o modelo, o analista avança também que este será revelado logo no primeiro trimestre de 2023, por isso a espera não será assim tão prolongada – as últimas informações apontavam que o equipamento seria lançado no final de 2022.

Mas Jeff Pu vai ainda mais longe e faz uma projeção de vendas para o novo equipamento Apple. De acordo com o analista só no primeiro ano, o headset poderá vender entre 1 milhão e 1,5 milhão de unidades, a nível global.

Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, concorda com esta previsão de Jeff Pu e avança que a apresentação do equipamento deverá acontecer algures entre o outono de 2022 e o verão de 2023, sendo que a sua chegada efetiva às prateleiras das lojas só deverá mesmo acontecer em 2023.

Mas a hipótese de a Apple apresentar o seu inovador headset ainda este ano não pode ser já descartada. Isto porque a empresa poderá revelar o modelo ainda em 2022 e disponibilizá-lo para venda apenas em 2023. Estão não seria, aliás, a primeira vez que a empresa recorria a este estratégia. Recorde-se que já o fez anteriormente com o Apple Watch e com o HomePod.

Especificações esperadas no headset RV/RA da Apple

Circulam igualmente alguns rumores que apontam algumas das especificações que podemos esperar ver no headset de RV/RA e estas indicam que chegará com 10 sensores avançados (câmaras incluídas), não só para detetar o ambiente como também os gestos do utilizador; neste último caso para permitir que o utilizador controle o equipamento com gestos aéreos, por exemplo.

Ao que tudo indica chegará também equipado com um conjunto de dois ecrãs Micro OLED e um terceiro ecrã AMOLED. Outros rumores falaram já na integração de poderosos processadores proprietários da marca que lhe vão conferir um desempenho equivalente à linha de portáteis da Apple.

No que respeita ao design, todas as informações apontam para que este seja inspirado no Apple Watch e nos AirPods Max da marca.
Quanto ao preço, até agora as previsões apontam para que o headset chegue com um custo dentro da faixa dos 2.000 e 3.000 dólares, ou seja entre os 1.840 e 2.760 euros. É um valor bastante elevado, mas a Apple é exatamente conhecida pela estratégia de se fazer pagar pelo hardware incluído e pela inovação oferecida.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Watch Series 8 apostado em salvar vidas
  • Apple Watch Series 8 vai falhar o lançamento de duas novidades aguardadas
  • Apple iOS 16: nova configuração do modo Focus pode obrigar utilizadores a atualizar sistema operativo
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt