Apple Headset AR/VR com mais novidades reveladas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Headset AR/VR da Apple só deve chegar no início de 2023, mas são muitos os rumores a circular sobre este produto que poderá ser inovador e lançar um novo caminho para a marca.

Mark Gurman, da agência Bloomberg, acaba de revelar que o dispositivo pode chegar equipado com o chip M2, na versão base, e emparelhado com 16 GB de memória RAM.

Headset AR/VR da Apple: revelados processador e memória RAM

Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, é conhecido pelas informações fiáveis que divulga sobre os produtos da Apple antes do seu lançamento. Agora o conhecido repórter revelou algumas especificações que podemos esperar ver no Headset AR/VR da empresa de Cupertino.

De acordo com Gurman, o dispositivo na sua versão base podeincluir o processador M2, proprietário da empresa, assim como 16 GB de memória RAM. A confirmar-se esta informação podemos estar perante um equipamento com bastante poder de desempenho.

Outras fontes avançaram já também que, apesar deste headset, ser semelhante em aparência aos atuais equipamentos do género já disponíveis, a Apple pretende que os utilizadores possam ver o ambiente que os rodeia, sem retirar o dispositivo da cabeça.

Para isso, o dispositivo terá câmaras integradas – alguns rumores avançam que serão 15 sensores – e com um simples toque num botão dedicado, o utilizador pode ver tudo o que o rodeia na realidade.

A partir das informações agora divulgadas por Mark Gurman podemos também concluir que este será um equipamento dispendioso. Basta referir que um portátil MacBook Air com características semelhantes podia atingir um custo de cerca 1.325 euros. Tendo em conta que o headset Apple terá ainda outros componentes dispendiosos, o seu custo para o utilizador final pode mesmo rondar os 3.000 dólares, ou seja, mais de 2.800 euros.

Previsões de analista Ming-Chi Kuo são um pouco diferentes

Mas as últimas revelações de Mark Gurman são um pouco diferentes das previsões do analista Ming-Chi Kuo, conhecido analista que também costuma ser fiável com as revelações que faz da Apple.

De acordo com o analista, o Headset A/VR da Apple terá uma configuração de processador duplo, sendo que um chip terá recursos parecidos com o M1 enquanto que o chip secundário será menos potente e estará dedicado ao processamento de dados dos sensores integrados no dispositivo.

A mesma fonte avança também que o equipamento vai integrar ainda dois ecrãs micro-OLED com uma resolução 4K, 15 sensores óticos, controlo por gestos, um novo sistema operativo designado por realityOS, entre outros "mimos".

Outras previsões adiantam que a Apple vai apresentar o seu novo headset num evento em janeiro de 2023, sendo que será a primeira vez que a empresa de Cupertino escolhe o primeiro mês do ano para fazer uma revelação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple vai ter boas novidades na próxima geração de smartwatches
  • Xiaomi 12T promete ser uma das melhores surpresas para 2022
  • Samsung Galaxy S23 não trarão esta desejada tecnologia no ecrã
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt