Nos dias de hoje os nossos dados estão maioritariamente guardados numa cloud. Os utilizadores mobile descobriram que é melhor deixar os dados e memórias online em caso de o smartphone se perder, ou mesmo para não ter de andar constantemente a fazer backup para um hard-drive.
Enquanto, acredito que este seja o melhor remédio, também sei admitir que pode não ser a melhor medida de de segurança. A Apple sofreu um golpe hacker não há muito tempo onde foram expostas fotografias de famosos em situações menos vantajosas.
Vê ainda: Apple iPad 9.7 (2017) lançado oficialmente!
Depois dessa situação, onde reforçou a ideia que nem uma das empresas mais poderosas do mundo são à prova de bala, os utilizadores reconsideraram a ideia de guardar os dados em clouds.
Pois bem, a novela voltou e esta parece mais assustadora do que a anterior. A Turkish Crime Family, um grupo de ativistas hacker decidiram por bem extorquir a Apple em 75 mil Bitcoins (70 milhões de Euros na taxa atual) ou 100 mil dólares em cartões de iTunes.
O valor é exorbitante e a Apple terá apenas até ao dia 7 de abril para completar a transferência ou cerca de 300 milhões de contas do iTunes, com o email @icloud ou @me, serão apagadas.
A Apple solicitou provas para de que os hackers conseguiam de facto apagar essas contas e os ativistas postaram um vídeo no Youtube mostrando o método, algo que foi solicitado de seguida pela empresa de Cupertino que fosse retirado do ar.
Apple tem até ao dia 7 para o pagamento
"Primeiramente, pedimos gentilmente que retirem o vídeo de seu canal no YouTube, visto que ele tem atraído atenção indesejada. Em segundo, não recompensamos cibercriminosos por infringirem a lei" - referiu a equipa de segurança da Apple.
Os hackers afirmam "Eu só quero o meu dinheiro. E penso que isso é uma história interessante que os consumidores da Apple estariam interessados em ler e ouvir".
Acredito que esta história vai dar que falar, se és um daqueles que tem tudo guardado no @iCloud, nada melhor do que fazeres um backup num hard-drive lá em casa e ter a certeza que não terá informação indesejada na cloud.
Outros assuntos relevantes: