A tecnológica norte-americana liderada por Tim Cook quererá garantir o melhor desempenho e eficiência energética para todos os próximos Apple iPhone a serem apresentados por Cupertino. Para tal, já terá encomendado junto da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited (TSMC), a produção de todos os processadores.
Face ao exposto, com vários relatos a apontar no mesmo sentido, a Apple terá já garantido 100% da produção dos chips a 3 nm junto da TSMC, a maior fabricante mundial de semicondutores. Os componentes marcarão presença nos telefones iPhone 15 Pro e possivelmente também nos iPhone 15 a chegar em setembro de 2023.
3 nm é o próximo passo para os processadores Apple
O entrave inicial para o fabrico deste novo padrão de chipsets é o custo de produção elevado. Porém, a Apple está confiante na alta procura deste novo tipo de semicondutores, tendo assim decidido comprometer-se com a encomenda dos componentes.
Segundo avança a publicação Digitimes, a sua produção terá começado já em dezembro último. Porém, só recentemente é que os níveis de produção terão atingido os níveis desejáveis e necessários para dar resposta às necessidades de gigantes como a Apple.
Mais concretamente, até ao final do mês de março, a TSMC conseguirá produzir até 45 000 wafers a 3 nm, com a produção a aumentar de forma gradual. Recordamos, a propósito, que os próximos iPhone 15 devem ser apresentados em setembro de 2023.
Apple A17 seguirá o padrão de 3 nm para os iPhone 15
A litografia de 3 nm continuará a ser usada pela Apple nos seus chips A17 a equipar os futuros iPhone 15 Pro. A principal vantagem sob a atual geração de processadores será o melhor desempenho energético, exigindo menos energia da bateria.
São também esperados incrementos consideráveis no poder de processamento, ainda que a principal vantagem prática seja efetivamente a eficiência energética. Segundo os relatos prévios a redução de consumo será de até 35% face à atual geração a 4 nm.
Perante tal ordem de grandeza, é apenas natural que a Apple queira já reservar estes chipsets para equipar a próxima geração de telefones Apple iPhone 15.
A TSMC mantém assim na gigante de Cupertino a sua maior cliente e é também provável que, além dos iPhone, estes chips a 3 nm cheguem também aos próximos MacBook a ser lançados este ano.
Editores 4gnews recomendam: