Apple fica fora da lista mais cobiçada pelas melhores empresas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Como explicar uma das métricas mais importantes para qualquer entidade empresarial, formalmente conhecida como a taxa de retenção, ou fidelidade à marca? Bom, quando gostamos de uma casa ou de um produto vamos voltar a consumir lá. É precisamente esta a métrica mais cobiçada pelas gigantes como a Google, Apple, Microsoft, Amazon e várias outras "gigantes".

Porém, apesar de toda a má imagem a afetar o grupo Alphabet, Amazon e Microsoft face aos despedimentos em massa, certo é que as pessoas continuam a usar os seus serviços. Sejam plataformas como o Gmail, Google Fotos, ou a fazer compras na Amazon e claro, a usar serviços como o Office (Word, PowerPoint, Excell) da Microsoft, meramente a título de exemplo.

Taxa de lealdade do cliente é uma das métricas mais importantes

Alphabet Google

Posto isto, apesar de toda a turbulência dos últimos meses, segundo o mais recente relatório da agência de análise de mercado e consultadoria B2B, a DesignRush, a Alphabet continua liderar este índice. É esta a empresa com maior "taxa de retenção" e lealdade do consumidor neste final de 2023.

O estudo efetuado pela empresa referida compilou o "Costumer Loyalty Index", ou índice de lealdade do consumidor entre as empresas que compõe o Fortune 100. Atentando em seis métricas para compor o seu estudo, os resultados colocam a Apple fora do Top 3.

No entanto, a gigante de Cupertino responsável pelos iPhone ocupa imediatamente o quarto lugar. Ou seja, apesar de ficar fora do altamente cobiçado pódio neste índice, está logo na posição de honra, algo deveras invejável face a todas as consequências que daí advém junto do mercado de produtos e serviços.

As métricas avaliadas foram:

  • (1) desempenho financeiro da empresa,
  • (2) avaliação / rating médio,
  • (3) volume de pesquisas Google efetuadas pelos consumidores,
  • (4) avaliações dos utilizadores,
  • (5) índices de popularidade compilados pela empresa de análise de mercado YouGov
  • (6) NPS ou net promoter score (a probabilidade de um consumidor recomendar uma determinada empresa ou serviço aos amigos).

Eis o Top 10 das empresas com maior Lealdade do Cliente

  1. Alphabet (Google)
  2. Lowe’s
  3. Intel Corporation
  4. Apple
  5. The Coca-Cola Company
  6. PepsiCo
  7. Amazon
  8. The Allstate Corporation
  9. Microsoft
  10. Johnson & Johnson

Entre os fatores que valeram à Alphabet (casa mãe da Google) o primeiro lugar foi o índice de NPS, as avaliações dos consumidores e as avaliações YouGov. No que lhe concerne, a Apple ficou em quarto lugar tendo a sua base de utilizadores extremamente fieis.

Em suma, temos um total de quatro grandes tecnológicas a compor este Top 10. São elas a Alphabet (Google), Amazon, Apple e Microsoft. Todavia, a empresa de Mark Zuckerberg, a Meta (ex Facebook), ficou de fora desta lista extremamente competitiva.

Por fim, serve este índice e esta peça como curiosidade e como nova ótica de comparação entre as grandes empresas do mundo em 2023.

Apple fans will watch out for several new products in the highly anticipated event, including the latest generation of iPhones and Apple Watches!Find more details here: https://t.co/3INrAZeUXy#apple #applewatch #iphone15 #iPhone15ProMax #iphone15pro

— DesignRush (@designrushmag) 30 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.