A Apple lançou o iOS 26.3 com um aviso claro para os utilizadores: atualizar o iPhone o mais rapidamente possível. A nova versão do sistema operativo corrige 39 vulnerabilidades de segurança, incluindo uma falha que já está a ser utilizada em ataques reais.
A empresa optou por não divulgar todos os detalhes técnicos das correções. Esta estratégia pretende dar tempo aos utilizadores para instalarem a atualização antes que cibercriminosos consigam explorar as falhas em maior escala.
De acordo com a própria fabricante, a grande ameaça prende-se com o componente dyld (dynamic link editor), responsável por carregar bibliotecas dinâmicas no sistema operativo.
Apple confirma grave falha de segurança
A vulnerabilidade, identificada como CVE-2026-20700, permitia que, em caso de ataque, um atacante pudesse assumir o controlo do teu equipamento.
"Estamos cientes de um relato de que este problema pode ter sido explorado num ataque extremamente sofisticado contra indivíduos específicos em versões anteriores do sistema", lê-se na página de suporte da Apple.
A verdade é que esta falha pode ter consequências extremamente nefastas: espionagem digital, roubo de informação ou acesso não autorizado ao iPhone. Isto porque mesmo que não dês permissão alguma, podes ficar com o teu telemóvel em risco.
Atualização para que equipamentos?
Conforme destaca a empresa, a atualização está disponível para os seguintes equipamentos: iPhone 11 e posteriores; iPad Pro 12,9" (3ª geração ou superior); iPad Pro 11" (1ª geração ou superior); iPad Air (3ª geração ou superior); iPad (8ª geração ou superior) e iPad mini (5ª geração ou superior).
Para descarregares o mais recente software, só tens de seguir os seguintes passos: Definições > Geral > Atualização de Software. Também para quem tem um iPhone mais antigo a Apple lançou um update urgente.
Assim sendo, para os utilizadores com iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR, o iOS 18.7.5 está disponível e deve ser descarregado assim que possível.
