Apple está finalmente a testar a entrada USB-C nos iPhone

Carlos Oliveira
Comentar

Mark Gurman, um dos mais conceituados analistas Apple, avança hoje com uma das informações mais desejadas pelos utilizadores de um iPhone. Segundo ele, a Apple está mesmo a testar a adoção da entrada USB-C nos seus smartphones.

Tais informações surgem poucos dias após Ming-Chi Kuo referir cenário semelhante. Este analista avançou que o iPhone 15 seria o primeiro a contar com a tão desejada entrada de carregamento e transferência de dados.

New story: Apple is indeed planning a switch to USB-C from Lightning for the iPhone, testing future models with the connector as well as an adapter for old accessories. Move would better unify Apple device charging and meet incoming European mandate. https://t.co/hEYORwnqJO

— Mark Gurman (@markgurman) 13 de maio de 2022

USB-C pode chegar ao iPhone já em 2023

A informação apontada agora pelo analista Mark Gurman aponta para o lançamento do primeiro iPhone com USB-C em 2023. Com efeito, as suas previsões corroboram os dados que o seu colega Ming-Chi Kuo referiu recentemente.

Esta manobra será resultado dos esforços da Comissão Europeia para uniformizar o padrão de conectividade dos smartphones na Europa. O regulador europeu definiu o USB-C como norma à qual todos os dispositivos deverão obedecer.

Ainda não é certo se os iPhone com entrada USB-C serão uma versão especial desenhada para a Europa ou se passarão a ser o padrão global destes equipamentos. O último cenário será o mais desejado por todos os utilizadores Apple.

iPhone USB-C

Segundo Gurman, os primeiros equipamentos com esta entrada virão acompanhados de um adaptador USB-C para Lightning. Este acessório servirá para permitir o uso de acessórios mais antigos que contem com a atual entrada usada no iPhone.

A adoção da entrada USB-C no iPhone é um dos rumores mais antigos no que concerne aos smartphones da Apple. Desde que a americana adotou esta entrada em produtos como o iPad e MacBook que se especula que o iPhone tenha o mesmo destino.

Contudo, a tecnológica americana tem se mostrado firme da defesa da entrada Lightning como interface de conectividade nos seus smartphones. Por várias vezes ela expressou publicamente as suas razões para a manutenção desta entrada.

O facto de ser avançado que a Apple está a testar iPhones com entrada USB-C não significa que os lance para o mercado. Desse modo, estas informações devem ser tidas em linha de conta com enorme cautela e uma boa dose de moderação do entusiasmo dos fãs.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.